Fapesp assina acordo para apoiar pesquisas na área de desenvolvimento infantil

Pesquisas deverão promover melhorias na saúde, assistência, educação e no sistema de atenção à primeira infância

dom, 24/10/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) assinaram na terça-feira, 19, acordo de cooperação para apoiar projetos de pesquisa que promovam melhorias na saúde, assistência, educação e no sistema de atenção à primeira infância.

Os projetos cooperativos serão conduzidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo e da FMCSV. O acordo destinará R$ 2,6 milhões – sendo R$ 1,3 milhão da FAPESP e igual quantia da FMCSV – para apoiar propostas selecionadas nas chamadas publicadas pelo Comitê Gestor da Cooperação entre as instituições.

“Esse acordo entre Fapesp e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é muito importante para que o Estado de São Paulo e o Brasil possam desenvolver pesquisas em um tema tão fundamental como o desenvolvimento infantil”, diz o presidente da Fapesp, Celso Lafer.

“Temos dois motivos de orgulho: a valorização da Fundação Vidigal por celebrar essa cooperação com a Fapesp e a certeza de que com ela os resultados dos nossos trabalhos serão ampliados”, disse a presidente do conselho da FMCSV, Regina Vidigal Guarita.

Poderão se candidatar às chamadas no acordo projetos de pesquisas nas seguintes áreas de interesse:

– Promoção de melhorias no sistema de atenção à primeira infância / Avaliação de programas e políticas que têm impacto no desenvolvimento infantil (zero a 3 anos);
– Saúde, assistência social, educação e desenvolvimento;
– Parcerias com pais e comunidades.

Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Familiar e sem fins lucrativos, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi criada em 1965 para atuar em pesquisa em hemoterapia. Durante quase 40 anos, os trabalhos foram dirigidos exclusivamente a pesquisas e atendimento a leucêmicos.

Nos anos 2000, as atividades foram expandidas para a área de geração de conhecimento. Atualmente, a missão da fundação, que é mantida por um fundo patrimonial, é gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança de zero a três anos.

Participaram também da assinatura do acordo, realizada na sede da Fapesp, Marcos Kisil (diretor-superintendente da FMCSV), Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da Fapesp), Joaquim José de Camargo Engler (diretor administrativo da Fapesp), Sedi Hirano (conselheiro da Fapesp) e outros representantes das duas fundações.

Da Fapesp