Fapesp amplia duração de bolsa no exterior

Duração máxima da bolsa de pesquisa passa de cinco para 12 meses

dom, 25/10/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovou a proposta da Diretoria Científica de ampliar a duração da Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) concedida pela Fundação de cinco para 12 meses. 

A BPE é uma modalidade de bolsa destinada a pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, para a realização de atividade de pesquisa em instituição no exterior. O candidato deve ter vínculo empregatício com instituição de pesquisa no Estado de São Paulo. 

A instituição no exterior deve aceitar o programa de bolsa da Fapesp e ter liderança internacional na área de pesquisa. 

A solicitação pode ser feita em qualquer época do ano e o valor da bolsa é de US$ 2.200,00 por mês. No caso dos bolsistas que desenvolverão projetos em países na Europa e na Ásia será concedido um adicional de 20%. 

“Com esta modificação a Fapesp busca oferecer mais uma possibilidade para que se intensifiquem as colaborações científicas entre pesquisadores de São Paulo e de centros de pesquisa de excelência no exterior”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp. 

Para obter mais informações, acesse o site www.fapesp.br

Da Fapesp