FAPESP ajudará pesquisadores a comprar equipamentos

Propostas serão recebidas até o dia 30 de outubro

ter, 08/09/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) publicou uma nova chamada do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU). O programa conta com R$ 70 milhões para apoiar a aquisição de equipamentos para pesquisa que não podem, ordinariamente, ser adquiridos por meio de Auxílios à Pesquisa – Regular ou Projeto Temático. As solicitações serão recebidas até 30 de outubro deste ano. 

O período de vigência do auxílio será de 24 meses e o prazo estimado para análise é de 180 dias. 

O programa pode apoiar também, quando necessário, os custos para suprimentos e serviços necessários à instalação e operacionalização do equipamento multiusuário solicitado. 

Por ser de natureza natureza infraestrutural, o programa não se destina a prover o financiamento convencional aos projetos de pesquisa que sustentam cada solicitação – o apoio à realização desses projetos deve ser buscado nas linhas próprias de financiamento à pesquisa. 

Os custos de manutenção dos equipamentos deverão ser cobertos por outras fontes que devem ser viabilizadas pelo consórcio de pesquisadores e pela instituição sede da proposta. Excepcionalmente, a FAPESP poderá autorizar o uso de recursos da Reserva Técnica dos processos consorciados ou da instituição onde estiverem instalados. 

A chamada contempla instrumentos científicos com valores superiores a R$ 100 mil e caracterizados por terem utilidade, de forma continuada, para um conjunto de pesquisadores com ampla experiência e comprovada competência. 

As solicitações deverão ser sustentadas por pelo menos três projetos associados de pesquisa, coordenados por diferentes pesquisadores e apoiados pela FAPESP que estejam vigentes ou tenham terminado há menos de dois anos. Cada um desses projetos deve ser coordenado por um pesquisador com sólido histórico de realizações científicas ou tecnológicas na área em que se insere a atividade. 

A sustentação da proposta pode ser reforçada com uma lista de projetos complementares (projetos em andamento ou concluídos há menos de dois anos, financiados por agências de fomento à pesquisa e selecionados por avaliação por pares). 

Dois indicadores importantes para a valorização da proposta pela FAPESP serão a contrapartida de financiamento para a gestão, operação e manutenção do Equipamentos Multiusuários – especialmente a disponibilidade ou admissão de técnicos especializados pela instituição sede para apoio ao funcionamento e atendimento aos usuários – e a existência de Projetos Temáticos na lista de projetos associados ou entre os projetos complementares. 

O texto integral da chamada está disponível em: www.fapesp.br/emu.

Da FAPESP