Fapesp abre inscrições para bolsa de pós-doutorado

Idéia é estimular a participação e a vinculação de bolsistas de pós-doutorado a Projetos Temáticos

qui, 03/01/2008 - 11h10 | Do Portal do Governo

As bolsas de Pós-Doutorado já podem ser solicitadas como parte integrante do orçamento de Projetos Temáticos. A medida tem como objetivo estimular a participação e a vinculação de bolsistas de pós-doutorado a Projetos Temáticos, além de aperfeiçoar e agilizar rotinas relativas à indicação e seleção de bolsistas vinculados a esses projetos.

Bolsas PD vinculadas a Projetos Temáticos poderão continuar a ser solicitadas em propostas específicas, seguindo os procedimentos tradicionais da FAPESP. Nos dois casos deverão ser observadas as regras da Fundação para o Programa de Bolsas de Pós-Doutorado (www.fapesp.br/bolsas/pd).

A proposta de Projeto Temático poderá conter como item do orçamento proposto uma cota de bolsas PD, expressa no campo correspondente do formulário de solicitação inicial. Para cada bolsa PD solicitada deverá ser apresentado, juntamente com o Projeto de Pesquisa e como um anexo desse, um Plano de Atividades (de até quatro páginas) para o candidato à bolsa.

Na concessão inicial, o período de vigência das bolsas poderá ser de até 24 meses. Poderá haver renovação por mais dois períodos de até 12 meses cada um, totalizando, no máximo, 48 meses de duração. As bolsas outorgadas em regime de substituição terão o tempo de vigência restante da bolsa anteriormente concedida.

É responsabilidade do coordenador do Projeto Temático escolher os bolsistas por meio de processo seletivo devidamente divulgado em meios de ampla visibilidade internacional na comunidade científica da área e também no site da FAPESP (em breve no endereço www.fapesp.br/oportunidades).

O coordenador do Projeto Temático deverá organizar a documentação relativa aos relatórios de todas as bolsas concedidas, canceladas e substituídas durante o período de vigência do projeto para apresentar à FAPESP no Relatório Científico Anual do Projeto Temático.

Após a homologação do processo seletivo, o coordenador do Projeto Temático deverá inserir as informações sobre o bolsista selecionado, bem como sobre o processo seletivo no sistema SAGe, em “bolsas concedidas como item de orçamento”. Um processo SAGe será especialmente autuado para pagamento do bolsista e acompanhamento de suas atividades.

Mais informações: www.fapesp.br/dc/in14

Da Fapesp