Fapesp abre chamada pública para propostas de pesquisa em TI

Interessados devem encaminhar propostas até 14 de abril

seg, 18/02/2008 - 11h17 | Do Portal do Governo

Uma chamada pública para apresentação de propostas de pesquisas nas áreas de tecnologia da informação, engenharia de software, psicologia e administração de empresas foi lançada na sexta-feira, 15, na sede da Fapesp, em São Paulo, durante cerimônia de assinatura do convênio de cooperação científica e tecnológica entre a Fundação e as empresas Ci&T Software e DigitalAssets.

As propostas devem ser encaminhadas até 14 de abril, por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da Fapesp. Os resultados do processo de análise e seleção dos projetos serão divulgados em agosto.

O aporte total de R$ 3,6 milhões para o financiamento dos projetos – 50% investidos pela Fapesp e 50% divididos entre as duas empresas – será desembolsado ao longo dos cinco anos de vigência do acordo. O convênio foi firmado nos termos do Programa de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite) da Fapesp.

O objetivo é identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada a serem desenvolvidas de maneira cooperativa por pesquisadores das duas empresas em parceria com cientistas vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo.

Segundo Celso Lafer, presidente da Fapesp, as pesquisas apoiadas deverão ser desenvolvidas com vistas à aplicação. “A tecnologia de informação é uma área que demanda muita atividade de pesquisa e desenvolvimento e um convênio como esse abre inúmeras possibilidades para o Estado de São Paulo”, afirmou.

“A constituição paulista contempla, entre os objetivos da Fapesp, não apenas a ciência, mas também o desenvolvimento da tecnologia. Considerando a frase de Louis Pasteur de que não existe ciência aplicada e sim aplicações da ciência, essa parceria deverá gerar aplicações que nos capacitem a ter um papel de destaque na economia e no funcionamento de nosso estado e de nosso país”, acrescentou Lafer.

Também presente na cerimônia, Carlos Vogt, secretário do Ensino Superior do Estado de São Paulo, representando o governador José Serra, disse ter uma visão extremamente positiva do convênio.

“Em nome do governador gostaria de trazer uma mensagem de apoio a mais esta bem-sucedida parceria realizada por meio do Pite, programa que visa ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, cujas iniciativas bem sucedidas pude acompanhar de perto nos cinco anos em que fui membro do corpo diretivo da Fapesp”, disse o ex-presidente da Fundação.

Nove linhas prioritárias

Os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento nas áreas de engenharia de aplicações na Web 2.0, engenharia de software, administração de empresas e psicologia. A Web 2.0 designa uma nova geração de serviços que propiciam colaboração on-line, compartilhamento de recursos e cooperação entre usuários.

Os temas de interesse da chamada incluem nove linhas de pesquisa, apesar de os pesquisadores não precisarem ficar restritos a elas: “Tecnologias, padrões e frameworks emergentes em Web 2.0”, “Usabilidade de aplicações web”, “Processos, métodos e diretrizes de adoção da abordagem SOA no mundo corporativo e acadêmico”, “Tecnologias, padrões e frameworks emergentes em SOA” e “Reúso de software”.

“Gestão de grandes volumes de conteúdo em aplicações na Web 2.0”, “Mudanças de comportamento humano em corporações escaláveis”, “Competitividade suportada por gestão diferenciada de relacionamentos corporativos” e “Desenvolvimento de plataformas ubíquas de software com foco em logística de transportes” e completam a lista.

De acordo com Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, a maior parte dessas nove linhas de pesquisa se relaciona muito proximamente com um documento recém-publicado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com os principais desafios na área de ciência e engenharia de computação no Brasil.

“É muito interessante o fato de a Ci&T e a DigitalAssets terem estabelecido temas e demandas que se relacionam com aquilo que a própria SBC considera elementos da fronteira do conhecimento na ciência da computação”, afirmou.

“Esse convênio e a chamada de propostas se inserem na estratégia da Fapesp que tem três ações muito importantes: a formação de recursos humanos, o apoio à pesquisa acadêmica motivada pela curiosidade do pesquisador e a investigação com vistas às aplicações, ou seja, estudos que não são feitos apenas para o avanço do conhecimento, mas que se conectam mais diretamente com o desenvolvimento econômico e social do país”, destacou.

As propostas da chamada, que deverão ser para projetos com duração de até 24 meses, deverão buscar ainda objetivos de pesquisa como soluções novas e criativas, relevância imediata, disseminação e comunicação e propriedade intelectual dos resultados.

A seleção será realizada por análise de mérito e análises comparativas, usando-se critérios como originalidade e ousadia, qualidade e viabilidade da execução do projeto, adequação da infra-estrutura, formação de novos pesquisadores e potencial para ampla disseminação e uso da propriedade intelectual criada.

Inovador, mas perecível

Segundo César Gon, diretor presidente da Ci&T Software, a inovação, no contexto do mercado global de tecnologias da informação, apesar de ser desenvolvida de maneira muito freqüente, é também altamente perecível.

“Diferenciais e vantagens comparativas em TI duram muito pouco e, por isso, precisamos, em uma visão de crescimento a longo prazo, promover uma constante criação de know-how e formação de recursos humanos. Estar próximo da academia para trazer a visão da indústria para a pesquisa científica é uma forma de a Ci&T disputar, de maneira mais competitiva, novas fatias desse mercado de TI”, afirmou.

Fernando Matt, diretor presidente da DigitalAssets, lembrou que a empresa nasceu dentro de um laboratório de inovação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) “cujas pesquisas, desenvolvidas por meio da interação entre pesquisadores do grupo Ci&T e da academia, geraram tecnologias de ponta que hoje são competitivas a nível internacional”.

“Esse convênio aumenta ainda mais o leque de opções de novos tipos de desenvolvimento tecnológico. Estamos confiantes quanto a resultados positivos para o grupo Ci&T, para o ambiente universitário e para o Estado de São Paulo”, disse Matt.

Fundada em 1995 e com atuação em diversos segmentos da indústria, a Ci&T Software é uma empresa especializada em software e tecnologia da informação. A empresa conta com uma estrutura global de prestação de serviços que inclui seis unidades no Brasil, uma subsidiária nos Estados Unidos e um escritório na Europa.

A DigitalAssets, uma empresa do grupo Ci&T, é especializada em soluções práticas para o reúso de software. Seu objetivo é auxiliar seus clientes a reduzir custo e aumentar a qualidade e agilidade no desenvolvimento de software. Para isso, a empresa atua provendo serviços profissionais, ferramentas e produtos customizados que impulsionam a criação, gestão e reúso de ativos digitais.

Mais informações: www.fapesp.br/convenios/cit-da

Da Fapesp

(I.P.)