Famílias do Jardim Romano se mudam para imóveis da CDHU

Cerca de 40 pessoas se mudaram no final de semana para Itaquaquecetuba

seg, 21/12/2009 - 7h37 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) iniciou o atendimento para 100 famílias do Jardim Romano, que tiveram as ruas e casas atingidas pelas enchentes.  Elas vão morar no conjunto habitacional Safira, em Itaquaquecetuba. Até o início da tarde de domingo, 20, dezenas de famílias visitaram o local para decidir se aderem à proposta de mudança. Oito famílias, cerca de 40 pessoas, já saíram do Jardim Romano e estão morando nos apartamentos oferecidos pela CDHU.

O diretor de atendimento habitacional da CDHU, Antonio Carlos Trevisani, acompanhou as mudanças e visitas, no conjunto Safira. Segundo informou, a prioridade é dar atendimento para as famílias cadastradas pela prefeitura, que se estão em situação mais crítica. A expectativa é que, até quarta-feira, 22, os cem apartamentos já estejam ocupados.  A companhia oferecerá mais 240 imóveis que ficarão prontos em janeiro, totalizando, assim, 340 unidades.

A diarista Adriana dos Santos se mudou no domingo, com duas sobrinhas, para o conjunto. “Estávamos dormindo quando a água entrou em nossa casa, o desespero foi muito grande”, relatou emocionada ao se lembrar do aontecimento. Para ela, foi Deus que arrumou o apartamento para a sua família.  “Esse lugar é muito bonito e tenho certeza que seremos felizes aqui”, disse Adriana.

Outra mudança que chegou ao conjunto foi a da auxiliar de limpeza, Silvia Regina Teixeira da Silva, que irá morar no apartamento com os filhos.  Ela estava contente por não ter que conviver mais com risco de alagamento.   Segundo contou, o drama vivido no dia da enchente foi muito estressante.  “Nós estávamos dormindo quando começou o alagamento. O importante agora é que vamos morar em um apartamento confortável. Meu sonho era adquirir um imóvel da CDHU com prestações mensais que eu pudesse pagar. Agora, isto se tornou realidade”, completou Silvia.

O cadastramento das famílias que irão para o conjunto Safira está sendo  realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da  Habitação e da subprefeitura de Itaim Paulista. Antonio Carlos Trevisani informou que as famílias com renda vão assinar contrato de financiamento, com prestações subsidiadas pelo governo estadual e calculadas conforme os rendimentos. “O mais importante é que aquelas que não comprovarem renda terão taxa de concessão onerosa por doze meses, sendo prorrogável por mais doze”.

Os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e toda a infraestrutura necessária de redes de água, esgoto e energia.

Da CDHU