Famílias de Nuporanga recebem imóveis da CDHU

Companhia investiu R$ 1 milhão na construção de 66 casas, edificadas pelos futuros moradores em regime de mutirão

qui, 20/12/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

Nesta  sexta-feira,  21  de  dezembro,  a  Secretaria  de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU),  vai entregar as chaves de 66 casas para famílias de Nuporanga. O evento  será  às16 horas, no próprio Conjunto Habitacional Amaro Gera, na Avenida  Fernando  Figueiredo, s/nº, com a presença do superintendente de Atendimento  Habitacional,  Guaracy  Fontes  Monteiro, que representará o secretário  Lair  Krähenbühl.  Participa  também  da solenidade o gerente regional  da Companhia em Ribeirão Preto, Evaldo Callil Pereira Jardim. O investimento na construção dessas moradias foi de R$1 milhão.

Com   43,18   m²  de  área  construída,  os  imóveis  possuem  dois dormitórios  (o  projeto  permite  a  ampliação  para  até quatro), sala, cozinha,  banheiro  e  área  de serviço. O empreendimento foi viabilizado pela  modalidade  Autoconstrução,  em  parceria com a prefeitura e com as famílias beneficiadas.

A  prefeitura  doou  o  terreno  e  administrou as obras, que foram executadas  pelos futuros moradores em regime de mutirão. A CDHU, por sua vez,  repassou  os  recursos  para  compra  das  cestas  de  material  de construção, conforme o andamento das obras, supervisionou todas as etapas do trabalho e forneceu o projeto. As famílias foram selecionadas por meio de sorteio público, antes do início da construção do conjunto.

Segundo   o   prefeito   Silva   Goes,  os  novos  mutuários  estão entusiasmados  com  a  entrega  das  unidades. “A qualidade de vida dessa população  vai  melhorar  muito,  pois  vão  deixar  de  pagar aluguel. A conclusão do projeto é fundamental para reduzir o déficit habitacional no município. Mais pessoas vão ter a casa própria em Nuporanga”, afirmou.

O  programa  da  CDHU é destinado, prioritariamente, a famílias com renda  de  um  a  três  salários  mínimos,  que  residam  ou trabalhem no município  há pelo menos três anos, que não sejam proprietárias de imóvel e não tenham qualquer financiamento habitacional. Os beneficiários têm um prazo  de  300 meses para quitar a moradia e as prestações são calculadas de  acordo  com  a  renda.  Assim,  famílias  que  ganham entre um e três salários  mínimos  pagam  uma  prestação  equivalente  a 15% da renda. Em Nuporanga,  88%  das  famílias  beneficiadas  estão dentro dessa faixa de renda.

Outros  Investimentos – Em  todo  o Estado, a CDHU atenderam 259.782 famílias  com unidades habitacionais e obras de urbanização, entre 1995 e 2007.  Atualmente,  estão  em execução obras que beneficiarão mais 65.419 famílias.  Com  isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos.

Do CDHU

(M.C.)