Falta pouco para o vestibular da Unesp

Conheça histórias de um candidato e de um aluno da universidade, ambos vindos da rede estadual de ensino

qua, 30/05/2012 - 10h30 | Do Portal do Governo

O estudante Luiz Gustavo Freire Ribeiro, de 18 anos, está ansioso para o próximo domingo (3). É quando ele – e mais de 16 mil outros candidatos – prestarão o vestibular de meio de ano da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Luiz concorre a uma vaga para o curso de Engenharia Elétrica, no campus de Ilha Solteira. “Tenho muita expectativa em relação à Unesp porque é uma universidade renomada. Professores meus que estudaram lá recomendam muito”, conta o estudante, que cursou o ensino médio em uma escola estadual da capital.

LEIA TAMBÉM:
Unesp divulga locais do vestibular de meio de ano

Luiz pode se inspirar pela trajetória de colegas também vindos da rede estadual paulista de ensino. É o caso de Lucas Ribeiro de Melo Costa, hoje cursando o 4º ano de Artes Visuais da Unesp. Nascido em Ortolândia, trabalhou até os 18 anos como cobrador de van, ao lado do pai. No terceiro ano do ensino médio, prestou vestibular para a PUC de Campinas, passou, mas não conseguiu arcar com o valor das mensalidades. Um ano depois, conciliando trabalho com estudo, prestou vestibular com pedido de bolsa integral na PUC de Campinas, na Unesp e na USP. “No mesmo dia que soube que teria bolsa na PUC, vi meu nome na lista dos aprovados na Unesp. Não tive dúvida e optei pela segunda”, conta.

Desde que virou aluno da Unesp, Lucas conseguiu estágios importantes e foi assistente artístico de profissionais renomados, como Erica Ferrari, que vem despontando no mercado de artes plásticas brasileiro. Também participa de um projeto de iniciação científica pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “Pesquiso a linguagem tridimensional, focando em intervenções urbanas e arte pública. Quero fazer mestrado e seguir a carreira acadêmica”, planeja, cheio de sonhos.

O vestibular da primeira fase, que terá prova de conhecimentos gerais, acontece no próximo domingo nas cidades em que há oferta de vagas e também em Campinas, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo. Neste ano, 16.039 estudantes buscam uma das 465 vagas disponíveis. A segunda fase será nos dias 23 e 24 de junho.

SERVIÇO
Vestibular de Meio de Ano da Unesp – 1ª fase
Dia 3 de junho (domingo), às 14h (comparecer com uma hora de antecedência)
Mais informações sobre os locais e detalhes sobre a realização das provas: Disque Vunesp, (11) 3874-6300 (das 8h às 20 h), e pelo site:
http://www.vunesp.com.br

Do Portal do Governo de São Paulo