Falta de suporte afetivo é a principal causa de depressão em mulheres com Aids

60% das mulheres entrevistadas relataram já ter passado por depressão em algum momento após contrair o vírus HIV

seg, 25/03/2013 - 18h01 | Do Portal do Governo

Segundo estudo realizado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a falta de suporte afetivo de familiares e amigos é a maior causa de depressão em mulheres com Aids. Das 120 mulheres portadoras do vírus HIV, que participaram do estudo, 26% delas sofrem de depressão.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A falta de apoio familiar e de amigos, em razão do preconceito ou falta de informação, gera uma impactante desmotivação até mesmo para continuar o tratamento com medicamentos, segundo a psiquiatra Valéria Mello, o que aumenta muito as chances da pessoa desenvolver um quadro depressivo.

O estudo também aponta que 60% das mulheres entrevistadas relataram já ter passado por depressão em algum momento após serem diagnosticadas com o vírus HIV. 46% das mulheres estavam casadas, 27% solteiras, 9% divorciadas e 16$ viúvas. As participantes tinham entre 35 e 40 anos de idade, diagnosticadas a aproximadamente cinco anos e a maioria afirmou ter contraído a doença pelo seu cônjuge.

O Instituto Emílio Ribas oferece apoio psicológico e psiquiátrico para os pacientes portadores de HIV/Aids e conta com uma equipe multidisciplinar voltada para assistir as pessoas com o diagnóstico recente de HIV.

Do Portal do Governo do Estado