Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ganha espaço cultural

Inauguração acontece nesta sexta-feira, 14

qui, 13/11/2008 - 9h54 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, 14, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) inaugura seu novo Espaço Cultural e de Extensão Universitária. O local, reformado e revitalizado, tem mais de 3,4 mil metros quadrados. O público poderá apreciar várias peças do acervo da FMRP. Entre elas, croquis que deram origem ao brasão da faculdade e o cerebrótomo (equipamento utilizado na década de 1950 para estudos do cérebro).

Na inauguração, estarão expostas obras dos artistas Domenico Lazzarini, Bassano Vaccarini, Francisco Amêndola e Odila Mestriner, além de imagens de personalidades e de lugares da cidade, captadas pelas lentes do fotógrafo Tony Miyasaka.

No local será possível viajar pela história da FMRP. Ao mesmo tempo, a USP coloca à disposição da população o que há de mais moderno em ciência da saúde, por meio de cursos de atualização e atividades educativas e culturais.

O mesmo endereço abrigará a Biblioteca Histórica da Medicina, as Ligas Estudantis, a Empresa Júnior do Curso de Informática Biomédica, um Centro de Treinamento e Suporte da Vida, a sede da Revista Medicina, além da secretaria e administração da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMRP.

Especialização – “O objetivo é concentrar as atividades de extensão universitária desenvolvidas pela faculdade, não relacionadas diretamente ao atendimento a pacientes, mas que tenham impacto direto na comunidade. No local serão realizados cursos de especialização, de aperfeiçoamento, programas educativos, como de prevenção de doenças e campanhas para melhorar a qualidade de vida da população”, garante o diretor da FMRP, Marcos Felipe Silva de Sá.

Nesse endereço estavam instaladas, de 1963 a 2005, as áreas de psicologia médica e de psiquiatria, do atual Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento e que foram transferidas para o novo prédio no câmpus da USP.

A história de Ribeirão Preto está intimamente vinculada à criação da Faculdade de Medicina. A população conhecerá de perto documentos da unidade gerados pelas atividades administrativas, acadêmicas, de pesquisa e de serviços à comunidade, desde a sua fundação, em 1952, além de livros, teses, fotografias e negativos.

O museu exibe, também, um conjunto de equipamentos, muitos dos quais idealizados por pesquisadores e técnicos especializados e construídos na Oficina de Precisão, hoje vinculada à prefeitura do Câmpus da USP. São mais de 140 objetos, alguns em processo de restauro na mesma oficina onde foram elaborados.

O museu no centro da cidade permitirá que a história da FMRP seja conhecida por um maior número de pessoas. “Como o museu terá dois espaços: um de exposição permanente (com a história da faculdade) e um para exposições itinerantes, buscamos parcerias com outros museus gerenciados pela universidade para trazer peças de seus acervos a Ribeirão Preto”, informa o diretor. 

Mutirão – Como parte das atividades de inauguração do Espaço Cultural e de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, está marcado para sábado, 15, um mutirão de prevenção da cegueira do idoso. Serão avaliadas gratuitamente, das 8 às 14 horas, pessoas com 50 anos ou mais.

O objetivo é oferecer informações sobre a saúde ocular e avaliar a acuidade visual de pessoas nessa faixa etária. Outras informações, pelo telefone (16) 3602-2523.

Serviço

Espaço Cultural e de Extensão Universitária da FMRP

Avenida Nove de Julho, 980 – centro – Ribeirão Preto

Inauguração: sexta-feira (14) às 19 horas

Da Agência Imprensa Oficial