Faculdade de Medicina da USP reabre a Casa do Estudante

O conjunto arquitetônico ganhou 5 novos apartamentos, e banheiros privativos, além de uma nova cozinha, copa, lavanderia, biblioteca, sala de estudos,

qua, 05/12/2007 - 10h03 | Do Portal do Governo

 A Faculdade de Medicina da USP reinaugura na próxima sexta-feira, dia 7 de dezembro, às 11 horas, a Casa do Estudante, um conjunto de 26 apartamentos destinado a alunos vindos de outras localidades que não têm condições de custear uma moradia durante o curso de Graduação. O imóvel, localizado na rua Teodoro Sampaio, 281, foi reconstruído e recebeu novas mobílias, num projeto viabilizado por doações de empresários e membros da instituição, que totalizaram R$ 2 milhões. A captação dos recursos foi liderada pelo professor titular de Urologia, Prof. Dr. Miguel Srougi. Após a inauguração solene, haverá uma homenagem aos beneméritos.

O projeto Casa do Estudante beneficiará 52 acadêmicos. O conjunto arquitetônico ganhou 5 novos apartamentos, e banheiros privativos, além de uma nova cozinha, copa, lavanderia, biblioteca, sala de estudos, dois centros de convivência e área externa de lazer, todos equipados com recursos avançados de tecnologia e de infra-estrutura. “A Faculdade de Medicina da USP mobilizou-se e com a ajuda de membros da comunidade reconstruiu a antiga Casa do Estudante, dotando-a de todas as condições para permitir vida digna dos que a ela recorrem”, ressaltou o Prof. Dr. Miguel Srougi.

Integram a relação dos beneméritos Antônio Queiroz Galvão, da Queiroz Galvão; Benedito Abbud; Carlos Ermírio de Moraes; Carlos Pires de Oliveira Dias, Fernando Arruda Botelho e Luiz Roberto Ortiz Nascimento, da Camargo Corrêa; Fabio Ermírio de Moraes, do Instituto Votorantim; Gian Enrico Mantegazza, da Mantecorp; José de Jesus Álvares Fonseca, da Heleno Fonseca; Lázaro Brandão e Antônio Bornia, do Banco Bradesco; Mário Arthur Adler; Maria Regina Ermírio de Moraes; Antônio Ermírio de Moraes; Miguel Srougi; Moise Safra; Ogari de Castro Pacheco, do Laboratório Cristália; Pelerson Soares Penido, da Serveng-Civilsan; Roberto Egydio Setúbal, Antonio Jacinto Matias e Sérgio de Moraes Abreu, do Banco Itaú;   sheik Wahib Binzagr, da Arábia Saudita; e Marcos Boulos e Flavio Fava de Moraes, da Fundação Faculdade de Medicina.

Projeto priorizou área de convivência

A nova Casa do Estudante foi projetada pela arquiteta Ana Claudia Bella Hanftwurzel Mraz e o paisagismo assinado por Benedito Abbud. Segundo Ana Cláudia, a principal idéia do projeto foi “tirar os alunos de dentro dos quartos e fazer com que eles passassem a usar a casa como um espaço de convivência”. Para isso, os dois prédios antigos foram unificados e ampliados, e o imóvel ganhou dois centros de convivência para maior integração dos estudantes. Outra característica do projeto, de acordo com Ana Cláudia Mraz, foi deixar a casa “transparente” com a utilização de bastante vidro.

A obra durou cerca de um ano. Os quartos foram divididos em seis alas, identificadas por cores diferentes. Cada quarto foi equipado com computador e internet. Nos corredores, foram instalados dois computadores com internet e armários do tipo “locker”, bem ao estilo das universidades americanas. Os estudantes agora vão poder fazer suas refeições na copa, e terão à disposição na cozinha seis geladeiras, cada uma correspondente a uma ala. Foram construídos três banheiros sociais para as visitas. A sala de estar foi equipada com televisores e home theater. A Casa do Estudante também ganhou uma nova recepção, com sala de espera.

Serviço:

Inauguração da Casa do Estudante – Faculdade de Medicina da USP

Data: 07 de dezembro – 11 horas

Local: Rua Teodoro Sampaio, 281 – Cerqueira César

Da USP

(M.C.)