Faculdade de Direito da Unesp é a segunda do Estado que mais aprova na OAB

Unesp tem 60,7% dos candidatos considerados aptos. Exame tem índice de reprovação de 90%

dom, 10/07/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Unesp, Câmpus de Franca, aprovou 51 alunos no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aplicado em dezembro. Em lista divulgada pelo órgão, a Unesp figura como a segunda instituição de ensino do Estado que mais aprovou: 60,7% dos seus 84 bacharéis inscritos. Sendo que a USP e Unesp foram as duas únicas universidades com mais da metade dos seus alunos aprovados.

“Se a quantidade de inscritos fosse maior, tenho certeza de que nosso índice seria mais alto”, declara Marcos Simão Figueiras, chefe do Departamento de Direito Público da FCHS. “Algumas instituições que ficaram acima de nós tinham, por exemplo, 250 bacharéis prestando a prova. Hoje, nós temos cerca de 550 alunos matriculados do primeiro ao último ano da graduação.”

Aplicado em dezembro, o terceiro exame unificado da OAB teve os piores índices da história da entidade: cerca de 90% dos 106.891 bacharéis que prestaram a prova foram reprovados.

No ranking nacional, a Unesp é sexta universidade que mais aprovou alunos no exame da ordem. No topo da lista aparece a Universidade de Brasília (UnB), com 67,4%, apenas 6,69 % à frente da Universidade.

A vice-diretora do câmpus de Franca, Célia Maria David, ressalta o trabalho em conjunto de todos os profissionais da FCHS. “Ficamos extremamente contentes com os números. Isso é o resultado do aprimoramento das atividades acadêmicas e do trabalho em conjunto de servidores e docentes.”

Teoria e prática

O curso tem se projetado em pesquisas de publicações especializadas, recebendo premiações, além de ser um dos mais bem colocados no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Um dos seus principais destaques é o Centro Jurídico-Social, que presta serviços à comunidade de baixa renda e integra teoria e prática do Direito, além do Núcleo de Prática Jurídica, em que os estudantes desenvolvem o estágio simulado com a elaboração de peças processuais.

A partir do quarto ano, os graduandos acompanham processos e fazem estágios na Justiça Criminal, na Justiça Federal, na Justiça do Trabalho, em escritórios de advocacia de Franca. Entre outras atividades, participam de audiências e redigem peças processuais, ampliando seus conhecimentos.
 
Da Unesp