Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu expõe sítio modelo na Agrifam

Empresa júnior de consultoria coordena espaço voltado à produção sustentada

sex, 03/08/2007 - 16h10 | Do Portal do Governo

A Empresa Júnior de Consultoria Agrícola (Cenagri Jr.), da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, idealizou e está coordenando um espaço denominado sítio modelo, montado na Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (Agrifam), que acontece até o dia 05 de agosto no município de Agudos (SP).

Com quase um hectare, o local concentra as diversas atividades possíveis de serem implementadas na agricultura familiar para uma produção sustentada. O principal objetivo do sítio modelo, ou Unidade Integrada Rural (UNIR), é promover a aproximação entre a Faculdade e os pequenos produtores rurais para que eles possam conhecer as tecnologias desenvolvidas para a melhoria da agricultura familiar.

Segundo o vice-diretor da FCA, Sílvio José Bicudo, a Unidade vem realizando pesquisas científicas e projetos de extensão rural junto a pequenos agricultores, com o objetivo de aumentar a renda deste segmento agrícola. “A Agrifam é uma ótima oportunidade para que, em curto espaço de tempo, muito do que vem sendo feito possa atingir um maior número de produtores”, diz.

No sítio modelo, as atividades foram divididas em “estações”, onde são abordados os temas manejo de pastagem, irrigação, compostagem, utilização de resíduos sólidos para produção de energia (biodigestor), sistema agroflorestal, boas práticas de manejo do gado leiteiro, produção de mudas florestais e outras culturas, como café e maracujá, além da demonstração da viabilidade econômica de cada proposta. Em cada “estação”, alunos dos cursos de graduação em Agronomia da FCA e membros da Cenagri Jr. orientam o público.

Incubadora — Projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre a FCA, o Sebrae e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), a Incubadora de Base Tecnológica de Botucatu levará cinco de suas empresas à Agrifam. Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com a Fepaf, a Meta Ambiente, EcoBioTech, BevHall, NeoAgri e a QualiCert ocuparão três estandes.

A Meta Ambiente atua na área florestal, enquanto a EcoBioTech, na produção de mudas clonais. Por sua vez, a BevHall fornece consultoria em bebidas. Já a NeoAgri em nutrição animal e a QualiCert na área de certificação alimentar e de propriedades rurais. “A Agrifam já se tornou uma referência regional para a divulgação de tecnologia”, ressalta Antônio Vicente da Silva, gerente da Incubadora.

Do Portal da Unesp

(J.H.)