Faculdade da Unesp de Bauru executa projetos para assentamentos do Incra

Professores e alunos de ciências agrárias percorreram 38 mil quilômetros no Estado, em visita a 55 assentamentos

qua, 11/07/2007 - 10h14 | Do Portal do Governo

Conhecer a fertilidade da terra é item primordial na produtividade agrícola. Baseado nessa premissa, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, em Botucatu, lançou no mês passado o livro Mapa de Fertilidade dos Solos de Assentamentos Rurais no Estado de São Paulo: Contribuição ao Estudo de Territórios. A obra foi feita em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Os organizadores imprimiram mil exemplares. Desses, o Incra ficou com

200, a

FCA, 100, e os demais foram distribuídos para centenas de bibliotecas de ciências agrárias no Brasil. São 77 páginas: 17 de textos, e das outras constam mapas de 55 assentamentos de reforma agrária no Estado, administrados pelo Incra em 2005, agrupados em seis regiões, o que totaliza 39 cidades no interior. Atualmente, São Paulo tem mais de 70 assentamentos do instituto federal.

O professor

Osmar

de Carvalho Bueno, da FCA, coordenou os trabalhos de campo, com mais três colegas, oito alunos de graduação e dois de pós, todos da Unesp. Durante seis meses, em 2005, o grupo viajou 38 mil quilômetros e visitou 3,6 mil lotes de assentamentos, em que vivem aproximadamente 15 mil pessoas. No sentido leste-oeste do Estado, passaram por cidades do Vale do Paraíba ao Pontal do Paranapanema e, de norte a sul, de Itapetininga ao município paulista de Colômbia, na divisa com Minas Gerais.

Multiplicando pessoas – Em cada local, recorda o professor Bueno, o grupo reunia agricultores para explicar a importância de conhecer a fertilidade da terra. Despois, os ouvintes tornavam-se multiplicadores do programa e levavam a idéia aos demais assentados. Cada pequeno agricultor foi instruído a retirar amostras de sua terra para análise.

Nos laboratórios da FCA, foram efetuadas 7,2 mil análises. Os resultados, entregues ao Incra ainda em 2005, estão reunidos no livro. Bueno diz que a terra de cada um dos 55 assentamentos tem sua fertilidade mostrada por meio da quantidade de nutrientes (fósforo, potássio e cálcio) e pH (índice de acidez ou alcalinidade).

Bueno conta que a maioria dos lotes apresentou acidez. Por isso, ao ver a pesquisa da FCA, o Incra promoveu a distribuição de 10 mil toneladas de calcário aos agricultores para a correção do pH do solo. Cada assentamento recebeu quantidade do produto equivalente à acidez mostrada pelas análises. “É melhor trabalhar assim, com resultados específicos de cada área, do que usar médias gerais”, explica o professor da FCA.

Segundo Bueno, a correção do pH faz com que os nutrientes fiquem mais adequados às plantas. “Esses elementos, imprescindíveis ao crescimento vegetal, tanto podem ser os naturais, presentes no solo, como os que resultam do fertilizante aplicado”, ressalta. O processo de tratamento com calcário é chamado pelos agrônomos de calagem.

Essa técnica é a primeira que o agricultor deve executar no início do plantio. A acidez é característica do solo brasileiro, devido à idade geológica ou ao esgotamento de nutrientes sem reposição, originado por manejos inadequados, como queimadas e falta de análise da terra. A acidez impede que a planta aproveite os nutrientes, comprometendo a produtividade.

((ENTRA BOXE))

Experiência em assentamentos

Geralmente, os assentados por reforma agrária não têm acesso à calagem. Trata-se de um processo que pode ficar caro em razão do alto preço do frete do produto. A compra e a distribuição do calcário foram realizadas pela Fepaf a custo inferior ao praticado no mercado para empresas privadas.

Bueno conta que o convite do Incra foi motivado pela experiência que a FCA acumulou em assentamentos e agricultura familiar. O mapa da fertilidade é um dos 12 projetos agrários da FCA com esses assentamentos do Incra. Entre os demais, Bueno cita Cooperativismo e Associativismo, Georreferenciamento dos Assentamentos e Cursos de Capacitação. Alguns estão em execução até hoje.

SERVIÇO

E-mail do professor Osmar Bueno, da FCA/Unesp de Bauru: osmar@fca.unesp.br

Tels. da Fepaf: (14) 3811-7127 ou (14) 3882-7373

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial