Fábricas de Cultura exibem espetáculo “Paparutas”

Com texto de Lázaro Ramos, apresentações gratuitas acontecem em Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes

sex, 04/11/2016 - 11h33 | Do Portal do Governo

As Fábricas de Cultura de Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes apresentam durante o mês de novembro o espetáculo teatral “Paparutas”. O texto de estreia é de Lázaro Ramos, inspirado na festa popular das “Paparutas”, que acontece na Ilha do Paty, em São Francisco do Conde, interior da Bahia. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 14h30, nos dias 04, 11, 18 e 24 de novembro.

No espetáculo, Jovi é uma criança inventiva, que narra a história das Paparutas, associação que lida com a magia da comida. O conflito se inicia quando uma novata é enviada pela poderosa Dona Papona com a missão de aprender todos os ensinamentos das colegas. O que a Paparuta novata não sabe é que ela é uma das últimas remanescentes de Fernofolus e tem o poder de se tornar à próxima Paparuta-chefe. Com medo de perder o poder, a chefe das Paparutas ordena que seu mensageiro, Feio, vá à busca de uma lendária flauta mágica, para fazer com que todas as pessoas fiquem iguais ao que ela julga ser a perfeição: ela mesma.

A montagem busca respeitar a inteligência das crianças e, de forma construtiva, incentiva o imaginário infantil por meio de uma viagem lúdica, sob a certeza de que se pode ensinar e sensibilizar pela arte.

Ao integrar a cultura do Nordeste do país, o espetáculo também promove um intercâmbio de culturas, trazendo à cena, de forma lúdica, as premissas relevantes e urgentes ao universo infantil. O espetáculo discute as diferenças culturais, raciais, estéticas e outras formas possíveis de preconceito, além do conceito do bullying.

As apresentações são gratuitas e abertas para todos os públicos. Veja os endereços das Fábricas de Cultura aqui.

Do Portal do Governo do Estado