Fábricas de Cultura celebram 10 anos com shows de Negredo e Mano Brown, Planta & Raiz e Bicho de Pé

Programação faz parte do ciclo de eventos que irá celebrar os 10 anos do programa a partir das inaugurações das unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Capão Redondo; fora da festa, outras unidades estão com agendas diversas para agosto

qui, 28/07/2022 - 15h00 | Do Portal do Governo

Neste ano, o programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, chega aos 10 anos com os aniversários das três primeiras unidades inauguradas sob a gestão da Poiesis: Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Capão Redondo. Expoentes das comunidades que estiveram presentes nas inaugurações irão participar da celebração, que segue até o fim do ano com eventos especiais. Confira os destaques:

As comemorações começam no dia 7 de agosto na Fábrica de Cultura Jardim São Luís que irá receber dois dos maiores nomes do Rap Nacional: Negredo e Mano Brown. Lançando o 4º álbum intitulado “Invadiu já era“, o grupo Negredo convida o rapper Mano Brown para um show histórico para os moradores do bairro Jardim São Luís e para as demais pessoas que frequentam a unidade.

No dia 20 de agosto, a festa continua na Fábrica de Cultura Capão Redondo com o Festival Nordeste Aqui. A música será o carro-chefe da festa com show da banda de forró Bicho de Pé, às 19h30, e apresentação da banda sertaneja Seresteiros do Amor, formada por aprendizes, ex-aprendizes e educadores da unidade, a partir das 16h; logo em seguida, às 16h30, será a vez do show de forró da banda Trio Lua Branca e às 18h a cantora Paulla Zeferino sobe ao palco para uma apresentação especial.

O evento ainda terá apresentações da Cia da Chinela, às 15h, que fará intervenções juninas por meio das brincadeiras típicas. Com muito humor, as palhaças Alderita e Severina sorteiam uma seleção de brincadeiras repaginadas para serem experimentadas por adultos, crianças e pessoas da terceira idade. Todas as brincadeiras são acompanhadas de músicas tocadas na sanfona e na percussão. O festival ainda terá feira de empreendedores da região do Capão Redondo e discotecagem com a DJ Evelyn Cristina, a partir das 14h30. Todas as atrações e atividades contarão com tradução simultânea em Libras.

As celebrações para o mês de agosto serão finalizadas na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. No dia 28 de agosto, às 15h, a unidade recebe a banda Planta & Raiz para uma apresentação especial. A banda faz parte da trajetória de apresentações de sucesso da Fábrica e retorna com seu reggae alto astral. Todos os eventos são gratuitos. Basta comparecer à unidade de seu interesse no dia. É recomendado chegar com uma hora de antecedência.

E tem mais: Grafite, capoeira e arte drag queen nas Fábricas de Cultura

Em agosto, as Fábricas de Cultura também abrem espaço para as celebrações do Dia do Capoeirista (3/8). No dia 3, às 19h, será realizado o Festival Berimbau e suas Raízes, com o contramestre Jefferson que irá mostrar a importância e a história da arte ancestral da capoeira. Às 19h30 será a vez do contramestre Pingo falar sobre sua trajetória na capoeira, iniciada aos 5 anos de idade, no bate-papo online Uma Vida pela Capoeira. As atividades serão transmitidas pelo canal do Youtube das Fábricas de Cultura.

No dia 5 de agosto, a partir das 14h, a equipe de biblioteca da unidade Vila Nova Cachoeirinha recebe os Ciclistas Bonequeiros para realizar a atividade Histórias Gregas em Sinais e Imagens. Neste encontro, o grupo abordará clássicos da literatura universal sobre o viés da inclusão. A plateia de crianças é convidada a interagir durante as apresentações, principalmente em momentos de aprendizado em relação a Libras.

Buscando fomentar a visibilidade de artistas drag queens, a Fábrica de Cultura Capão Redondo irá realizar a 1ª edição do show performático Miss Drag Capão. As candidatas terão o desafio de criar uma performance em grupo e mostrar individualmente seu talento para o público. O evento acontece no dia 6 de agosto, às 18h30.

As unidades 4.0 estão com agendas voltadas para a literatura e arte urbana. Na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco, a equipe de biblioteca realiza a Instalação Poetas Brasileiros Contemporâneos no dia 9 de agosto, às 14h. A atividade irá explorar o acervo da biblioteca para apresentar poetas como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Sérgio Vaz e Michel Yakini.

Já na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape, a equipe de biblioteca promove o bate-papo Grafitti e o Movimento Hip-hop que irá abordar as referências e os impactos do grafitti, que é um dos quatro elementos do hip-hop na sociedade. O público ainda aprenderá algumas técnicas básicas dessa arte. O encontro é no dia 10 de agosto e começa às 9h30.

Teatro circense em Osasco

No dia 13 de agosto, às 16h, a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco recebe o espetáculo O Concerto da Lona Preta, da Trupe Lona Preta, inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais ligados às manifestações populares, eruditas e popularescas.

Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. No caso de Diadema, o uso é obrigatório devido ao decreto municipal nº 8.154..