Fábrica de remédios populares de SP completa um ano

Mais de 95 milhões de produtos de uso controlado foram distribuídos nas farmácias Dose Certa

qua, 24/06/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

A fábrica de Produtos Especiais da Fundação para o Remédio Popular (FURP), que produz medicamentos de uso controlado, completa um ano de funcionamento este mês. Desde a sua inauguração, foram produzidos mais de 103 milhões de unidades farmacêuticas, sendo 81 milhões de psicotrópicos como o diazepan, carbamazepina e haloperidól (medicamentos que atuam sobre o cérebro).

Com cerca de 10.000 mil metros quadrados, a fábrica (conhecida como prédio 25) está localizada no parque industrial de Guarulhos e é composta por cinco módulos. Quando todos estiverem funcionando, a capacidade anual de produção poderá atingir 1 bilhão de unidades farmacêuticas. Além dos psicotrópicos, são produzidos antibióticos e medicamentos usados para o tratamento de doenças como a tuberculose e a Hanseníase.

A construção da nova fábrica beneficia grande parte da população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde junho de 2008, mais de 95 milhões de produtos de uso controlado foram distribuídos nas Farmácias Dose Certa e no Programa Dose Certa.

Com estrutura de alto padrão e equipamentos de última geração, a unidade possui máquinas com capacidade de produção elevada como a compressora, capaz de produzir até 270 mil comprimidos por hora e a encapsuladora, responsável por fazer até 40 mil cápsulas por hora. Mais de R$ 34 milhões foram investidos na construção e aquisição desses maquinários.