Fábrica de Cultura Capão Redondo recebe 19ª edição do Permaperifa

Evento será realizado no dia 7 de dezembro e colocará a permacultura em prática na horta coletiva da instituição

dom, 01/12/2019 - 10h08 | Do Portal do Governo

No dia 7 de dezembro, das 10h às 18h, a Fábrica de Cultura Capão Redondo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerenciada pela Poiesis, promove a 19º edição do Permaperifa, evento que discute educação ambiental e colocará a permacultura em prática na horta coletiva.

Vale destacar que a permacultura é um conjunto de princípios ambientais e sociais que se propõe a potencializar o uso dos recursos naturais para a produção de alimentos, prezando pela sustentabilidade ecológica. Isso pode ser obtido por meio de uma agricultura que se utiliza de padrões observados em ecossistemas naturais, reproduzindo-os ou colhendo diretamente deles.

O Permaperifa é uma rede que une pessoas interessadas em fazer permacultura nas periferias de São Paulo. As ações acontecem em forma de mutirão, uma forma ancestral de organização de trabalho que inclui todas as pessoas, cada uma com sua possibilidade de contribuição.

Conhecimento cultural

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam várias atividades artísticas. Criados com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, os locais oferecem uma programação cultural diversificada.

Nas unidades, é possível encontrar cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral.

A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.