Extensão é novidade dos Prêmios Institucionais 2019 da Unicamp

Solenidade da Universidade Estadual de Campinas ocorre anualmente e reconhece o desempenho docente em várias atuações

seg, 30/12/2019 - 16h04 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unicamp

Ensino, pesquisa e, pela primeira vez, extensão foram premiados no auditório do Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em cerimônia realizada em 13 de dezembro. A solenidade, que acontece anualmente, reconhece o desempenho docente nas diversas atuações.

Conduzida pelo reitor da universidade, Marcelo Knobel, a entrega dos Prêmios Institucionais 2019 da Unicamp contou com a presença da coordenadora geral, Teresa Atvars; da pró-reitora de Graduação (PRG), Eliana Amaral; do pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), Fernando Hashimoto; da pró-reitora de pós-graduação (PRPG), Nancy Garcia; do assessor da pró-reitoria de pesquisa (PRP), Daniel de Souza; da coordenadora da coordenadoria de centros e núcleos (Cocen), Ana Carolina Maciel, e o diretor da agencia de inovação (Inova), Newton Frateschi.

“É sempre uma alegria poder reconhecer o trabalho e a dedicação das pessoas. É muito importante e é sempre um incentivador”, afirmou o reitor da Unicamp. O prêmio de extensão, em sua primeira edição, trouxe para o palco docentes que, além do ensino e da pesquisa, dedicaram sua carreira a estreitar os laços entre universidade e sociedade.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Hashimoto, o prêmio traduz um movimento de valorização da extensão como parte importante da atuação da universidade brasileira. “É um passo à frente que a universidade dá na valorização das ações de extensão e no sentido da inserção da extensão nos currículos de graduação, ao lado do ensino e da pesquisa. Esse é o desafio que temos agora”, ressaltou.

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”

O mais antigo dos prêmios, o “Zeferino Vaz”, busca reconhecer a dedicação do docente em todas as áreas da vida universitária. “Sempre procurei entender o funcionamento da instituição e contribuir, além das atividades fundamentais, aquelas que trazem e transmitem conhecimento, também na administração”, relatou Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira, diretor do Instituto de Biologia (IB) entre 2014 e 2018, que recebeu o prêmio das mãos do reitor.

Contudo, de acordo com o docente, o maior orgulho é a criação do Laboratório de Regeneração Nervosa, que coordena desde 2009. “Estudo regeneração do sistema nervoso, em particular de neurônios motores medulares, que afligem muitas pessoas com lesões do sistema nervoso e perda de movimento. É um campo que tem necessidade de conhecimento básico de biologia, mas também com vistas a aplicação. Trabalhamos com células-tronco e terapias avançadas que, eu espero, tenham translação para a clínica e beneficiem pacientes futuramente”, explicou.

Prêmio pela Dedicação ao Ensino de Graduação

A articulação dos departamentos responsáveis pelo curso de Ciências Sociais em torno de renovações curriculares e pedagógicas foi o principal desafio de Susana Durão, uma das agraciadas com o Prêmio pela Dedicação ao Ensino de Graduação, durante a gestão como Coordenadora de Graduação do Curso de Ciências Sociais, entre 2014 e 2017. “Essa escolha se traduz em uma aposta política de renovação dos próprios do curso de graduação e licenciatura no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas”, ressaltou.  De acordo com ela, o curso tem uma “morfologia muito específica”, envolvendo quatro departamentos em sua constituição.

“Não é fácil convencer os colegas e envolvê-los nas mudanças. Quando fizemos a proposta de renovação, fomos a cada reunião departamental fazer a apresentação da nova proposta. Fizemos muita discussão, muito debate com os alunos e com os professores”, contou. Entre as mudanças a criação de novas disciplinas sofreu resistência. “Ninguém gosta de criar disciplina, porque nós já temos um déficit de docentes”, explicou.

A relação de homenageados pelo Prêmios Institucionais 2019 da Unicamp pode ser consultada pela internet.