Expresso Turístico tem quase 90% de aprovação dos usuários

Levantamento também revela o perfil de quem viaja: a maioria são mulheres

dom, 09/08/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pela CPTM aponta que 89,3% dos usuários que fizeram viagens com destino à cidade de Jundiaí tiveram as suas expectativas superadas ou atendidas pelo Expresso Turístico, serviço diferenciado da Companhia que une lazer, cultura e história. 

Para conhecer o perfil socioeconômico, as razões da escolha do Expresso como opção turística, as preferências pelos roteiros rodoviários e a avaliação geral do passeio, a CPTM distribuiu questionários entre passageiros com mais de 16 anos, do Expresso Turístico Jundiaí, nos dias 30 de maio, 6 e 13 de junho de 2009.

O levantamento mostra que 93,6% dos usuários avaliam positivamente as acomodações do trem. O tempo de viagem é outro quesito bem avaliado pelos turistas: 87% classificam como ótimo ou bom. Quanto aos horários de partida e chegada do trem na Luz, 93,8% e 90,4%, respectivamente, avaliam positivamente. O preço da passagem também tem bom índice de aprovação, com 66,2%. 

O desempenho da equipe de bordo também merece destaque: 92% dos entrevistados o consideram ótimo ou bom. A atenção para com os passageiros e o conhecimento sobre a história do trecho receberam, respectivamente, 95,5% e 89,7% de avaliação positiva. 

Sobre os roteiros rodoviários oferecidos por uma empresa de turismo de Jundiaí, a média geral fica em quase 70% de avaliação positiva. Entre as opções de trajeto, 50,3% dos entrevistados preferem o Circuito das Frutas, 17,6% escolhem o Cultural e 11,4% ficam com o percurso Ecológico.

O público 

A análise traçou também o perfil de quem viaja no Expresso Turístico. Os resultados mostram que 62,6% dos entrevistados são do sexo feminino e que 58% têm a partir de 45 anos de idade. Outros 33,2% tinham idades entre 25 e 44 anos. 

A grande maioria das pessoas (65%) mora na capital paulista. O restante reside na Região Metropolitana e no interior de São Paulo, em outros estados e até fora do país. 

Com relação à escolaridade, 56% dos entrevistados têm ensino superior completo e outros 25% concluíram o ensino médio; 50,8% ganham pelo menos três salários mínimos e 21% de um a três mínimos por mês. Dos viajantes do Expresso, 91% não são usuários da CPTM e apenas 3% são clientes habituais do sistema. 

Mais da metade dos passageiros, 56%, viaja com a família, 21% optam por fazer o trajeto com os amigos e 20% participam de excursões. Cerca de 43% dos passageiros conheceram o Expresso por meio da imprensa; 26% foram fazer a viagem por indicação de algum amigo ou conhecido. 

Outro dado interessante é que o passeio em um trem turístico é novidade para a maioria dos passageiros. Das pessoas que responderam à pesquisa, 67% afirmaram que nunca haviam viajado em outro trem desse tipo. 

Esses índices de aprovação comprovam o acerto da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da CPTM em ampliar a oferta dos serviços do transporte público. Implantado em abril, o Expresso Turístico também possui como opção a viagem com destino a Mogi das Cruzes. Outros destinos estão em estudo.

Da Secretaria de Transportes Metropolitanos