Expresso Turístico recebe prêmio do Ministério do Turismo

Projeto foi escolhido entre as "melhores práticas" indutoras do turismo regional

qua, 08/12/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, e o presidente da CPTM  Sergio Avelleda, recebem, nesta terça-feira, 7, em Brasília-DF, o troféu “Roteiros do Brasil”, obtido pelo projeto “Expresso Turístico”. A iniciativa ficou entre as 26 escolhidas na I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010, promovida pelo Ministério do Turismo.

As iniciativas voltadas ao fomento do turismo regional escolhidas foram distribuídas em 13 dimensões e variáveis consideradas no Estudo de Competitividade, realizado pela FGV, em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae.

Foram selecionados 13 projetos em capitais brasileiras e 13 em não capitais e o Expresso Turístico se destacou na dimensão “Acesso”,no caso ferroviário, entre as melhores práticas nas capitais. A premiação foi feita durante o evento “Inovações em Políticas Públicas do Turismo: Avanços e Desafios”, realizado de 7 a 9 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Turismo nos trilhos
Sucesso entre o público pela grande procura e pelos altos índices de aprovação ,mais de 90% dos usuários avaliam positivamente o serviço, o “Expresso Turístico”, inaugurado em abril de 2009, tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha ferroviária.

Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos domingos), Luz-Jundiaí (semanal, aos sábados) e Luz-Mogi das Cruzes (quinzenal, aos domingos).

Da CPTM