Expresso Turístico para Mogi tem avaliação positiva dos usuários

Segundo pesquisa 82,1% dos usuários tiveram expectativas atendidas ou superadas

sáb, 14/11/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pela CPTM revela que 82,1% dos usuários do Expresso Turístico Mogi das Cruzes tiveram as suas expectativas atendidas ou superadas pelo serviço. Planejado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo, o Expresso Turístico é voltado para o lazer e o turismo da população da Região Metropolitana de São Paulo, com destino a Jundiaí e Mogi das Cruzes a partir da Estação da Luz. 

A exemplo da pesquisa feita anteriormente sobre o Expresso para Jundiaí, a CPTM realizou nos dias 23 de agosto, 6 e 20 de setembro uma pesquisa com os usuários do Expresso Turístico Mogi das Cruzes. Os resultados apontam que o desempenho da equipe de bordo tem aprovação 89,3% dos entrevistados. Para 78,2% dos usuários, o passeio atendeu às expectativas e para 10,9%, o Expresso Turístico superou o que esperavam. 

Além disso, 95,8% dos usuários avaliam positivamente as acomodações do trem. O preço da passagem também registrou um bom índice de aprovação [72,5%]. Os roteiros de ônibus oferecidos foram avaliados positivamente por 82,5% dos usuários. 

Com relação à escolaridade, 54% têm o ensino superior completo e 33% concluíram o ensino médio. A maioria [52,7%] ganha ao menos dois salários mínimos, ao passo que 12,4% recebem acima de 15 salários mínimos. Mais da metade dos passageiros [56%] viajam com a família, 22% participam de excursões e 19% optam por fazer o trajeto com os amigos. Do total de passageiros, 86% não são usuários da CPTM. 

Jundiaí  

Na pesquisa realizada pela CPTM com os usuários do Expresso Turístico Jundiaí, apontou que 89,3% dos usuários que já fizeram viagens com destino à cidade de Jundiaí tiveram as expectativas superadas ou atendidas pelo Expresso Turístico. 

Nas duas pesquisas constatou-se que as mulheres são a maioria dos usuários: 62,6% do Expresso Jundiaí e 66,4% do Expresso Mogi das Cruzes. Além disso, os moradores de São Paulo dominam o serviço: 65% no Expresso Jundiaí e 77% no Expresso Mogi. 

Serviço 

Criado para trazer de volta as viagens de longo percurso, o Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, que conduz dois carros de passageiros fabricados no Brasil nos anos 60. Cedidos pela ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária], os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. Ao todo, 174 poltronas acomodam confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem, monitores e segurança. Saiba mais sobre o Expresso Turístico no hotsite do serviço: http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/

Da CPTM