Expresso Turístico: o trem volta a Paranapiacaba

A CPTM realizou um teste de via com a composição do Expresso Turístico

sex, 29/08/2008 - 20h52 | Do Portal do Governo

O trem, formado por uma locomotiva a diesel e dois carros da década de 60, percorreu os trechos entre estações Luz e São Caetano e Palmeiras/Barra Funda e Pirituba. O teste, bem sucedido, foi mais um passo para a implantação do Expresso Turístico que ligará a Estação da Luz, no centro de São Paulo, à Vila de Paranapiacaba, no município de Santo André.

No último sábado, 23, na sede do Clube Lira Serrana, em Paranapiacaba, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a CPTM, a Prefeitura de Santo André e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram convênio de cooperação técnica para a implantação do primeiro trecho do Expresso Turístico.

O convênio estabelece responsabilidades para cada uma das partes para garantir o sucesso e a operação do projeto. A Prefeitura de Santo André, por exemplo, reformará a Estação de Paranapiacaba, com investimento previsto de 200 mil reais e efetuará a operação turística na vila. A CPTM está restaurando o trem e garantirá a operação.

O evento contou com a presença do secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, do prefeito de Santo André, João Avamileno, do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda e dos diretores Alberto Epifani, (Engenharia) e Mario Fioratti Filho (Operação e Manutenção), além do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, da subprefeita de Paranapiacaba, Vanessa Figueiredo, e da senhora Francisca C. de Araújo, representante dos moradores da Vila de Paranapiacaba.

Na abertura do evento, Sérgio Avelleda ressaltou a importância da ocasião para os moradores de Paranapiacaba e também para a CPTM. “Este é um momento muito importante. A CPTM, além de cumprir uma tarefa fundamental para a região metropolitana de São Paulo, que é levar e trazer as pessoas que moram em diversos lugares, transportando 1,8 milhão de passageiros por dia, também administra um patrimônio histórico fundamental na vida da ferrovia”, afirmou. “Um desafio que compete a todos nós é restaurá-la e trazê-la de volta num prestígio do início e até meados do século passado. Isto é fundamental, não só transportar e cumprir a nossa operação comercial de ferrovia, mas também contribuir para resgate da nossa história”, disse.

 “Portanto, o dia de hoje é muito importante na história da nossa companhia. Estamos tendo a oportunidade de voltar a operar em Paranapiacaba; este lugar que é um marco na história da ferrovia no Brasil”, completou.

Antes de apresentar o “Programa Expresso Turístico” à platéia, o secretário-adjunto João Paulo Lopes contou que conheceu a Vila de Paranapiacaba há cerca de um ano e ficou bastante entusiasmado com a possibilidade que o lugar oferecia, do ponto de vista turístico. Na ocasião, ficou sabendo de todas as características da Vila, além da candidatura do lugar a patrimônio mundial da humanidade. “Quando voltei a São Paulo e conversamos sobre a possibilidade de retomarmos o transporte ferroviário turístico em Paranapiacaba, todos se mostraram bastante simpáticos à idéia. Não encontramos resistência nenhuma”, afirmou.

 “O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, receberam com muita simpatia esse projeto e nós estamos aqui hoje, assinando este convênio, com a importantíssima colaboração do prefeito de Santo André. Sem ele, seria impossível viabilizar este Trem Turístico”, ressaltou o adjunto.

 Em seu discurso, o prefeito de Santo André, João Avamileno, disse que o retorno do trem à Vila de Paranapiacaba é muito importante para os moradores e que a história do local está ligada à ferrovia. “Por isso, nos comprometemos com a conservação deste patrimônio”, declarou.

O Expresso Turístico oferecerá um serviço com tarifa diferenciada, visando atender aos turistas que desejarem utilizar o transporte sobre trilhos para um programa cultural.

Paranapiacaba é o primeiro roteiro que a CPTM estuda implantar. O percurso contará com uma parada na estação Celso Daniel-Santo André. Serão dois carros, com 170 poltronas que foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O serviço será oferecido aos domingos, com partidas na Luz pela manhã e retorno de Paranapiacaba, à tarde. A previsão é que até o final deste ano o serviço entre em funcionamento.

Candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco, a Vila de Paranapiacaba foi construída pelos ingleses na segunda metade do século XIX e é administrada pela prefeitura de Santo André, que está investindo em sua infra-estrutura. O projeto Expresso Turístico conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo.

Da CPTM

(I.P.)