Expresso Turístico estréia rota para Mogi das Cruzes

Serviço entra em funcionamento no domingo, 31

sáb, 30/05/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Expresso Turístico, uma iniciativa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vai começar a operar o trajeto entre São Paulo e Mogi das Cruzes no domingo, 31. A viagem inaugural, que está marcada para as 9h e é oferecida apenas a convidados, parte da Estação da Luz. A duração do passeio é de pouco mais de três horas – o planejamento é retornar a São Paulo às 12h30.

No próximo domingo, 7 de junho, o serviço já estará à disposição do público. Os interessados em fazer o trajeto devem se informar no site da CPTM, onde são divulgadas as vagas.

O Expresso Turístico funciona desde o início de maio, quando começou a percorrer o trajeto entre a capital e Jundiaí. O passeio ocorre aos sábados às 8h30 e os turistas podem passar a tarde em um dos três roteiros da região: o cultural, o ecológico ou o circuito das frutas.

O trem Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3 de 1952, que conduzirá dois carros de passageiros. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. São 174 poltronas, ao todo, acomodando confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores.

Serviço
Viagem Inaugural do Expresso Turístico para Mogi das Cruzes
Data: a partir de 7 de junho
Horário: 9h
Local: Estação da Luz – praça da Luz s/nº – Plataforma 4
Destino: Estação Mogi das Cruzes
Previsão de volta: 12h30