Expresso Turístico está entre as melhores práticas indutoras do turismo regional

Iniciativa foi reconhecida em prêmio nacional voltado ao desenvolvimento do turismo regional

sáb, 06/11/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Sucesso entre o público pela grande procura e pelos altos índices de aprovação (mais de 90% dos usuários avaliam positivamente o serviço), o “Expresso Turístico” também foi reconhecido em prêmio nacional voltado ao desenvolvimento do turismo regional, promovido pelo Ministério do Turismo.

Iniciativa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em parceira com a Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo (SELT), o projeto está entre os 26 escolhidos na I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010.

As melhores práticas voltadas ao fomento do turismo regional escolhidas foram distribuídas em 13 dimensões e variáveis consideradas no Estudo de Competitividade, realizado pela FGV, em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae. Foram selecionadas 13 iniciativas em capitais brasileiras e 13 em não capitais. O Expresso Turístico se destacou na dimensão “Acesso” (no caso ferroviário) entre as melhores práticas nas capitais.

A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, em dezembro. Na ocasião, o Expresso Turístico receberá o troféu “Roteiros do Brasil”. Mais informações: www.turismo.gov.br.

Segundo o secretário-adjunto de dos Transportes Metropolitanos e coordenador do projeto, João Paulo de Jesus Lopes, a premiação atesta o acerto da Secretaria em atender a mais a essa demanda da população pelo transporte ferroviário para fins turísticos. “O grande sucesso dos serviços junto aos usuários e, agora, esta importante premiação nos incentivam a expandir o Expresso Turístico, aumentando a frota e implantando novos roteiros. Em breve teremos novidades”, revela.

Expresso Turístico

Inaugurado em abril de 2009, o Expresso Turístico tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha ferroviária. A viagem é feita a bordo de uma composição formada por dois carros de aço inoxidável, fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM. Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos domingos), Luz-Jundiaí (semanal, aos sábados) e Luz-Mogi das Cruzes (quinzenal, aos domingos).

Projetos de destaque em SP

Além do Expresso Turístico, outros quatro projetos referentes à cidade de São Paulo foram escolhidos: “Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo” (dimensão “Monitoramento), “São Paulo Indy 300” (dimensão “Economia Local”), “Projeto Cidade Limpa” (dimensão “Aspectos Ambientais”) e “Virada Cultural” (dimensão “Aspectos Culturais”).

Da CPTM