Expresso Turístico chega para incrementar o setor

Expresso Turístico de Paranapiacaba e o Circuito das Frutas serão os destinos prioritários

ter, 25/11/2008 - 14h08 | Do Portal do Governo

“O Expresso Turístico já faz parte do grande sonho de resgate do turismo ferroviário”. Assim destacou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), Claury Alves da Silva, em recente cerimônia de assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica entre sua Pasta e a dos Transportes Metropolitanos na Estação da Luz, Capital. “Trata-se da conjunção de esforços das duas Pastas do Governo de São Paulo, para implementar e desenvolver projetos como do ‘Expresso Turístico de Paranapiacaba’, e a criação e implementação do ‘Trem Turístico do Circuito das Frutas’. Estamos trabalhando, em conjunto, para oferecer um turismo de qualidade aos interessados nos diversos atrativos que o Circuito das Frutas e o destino de Paranapiacaba disponibilizam”, informou o secretário Claury.

O Expresso Turístico, com capacidade para 170 lugares e que estará em operação dentro de, no máximo, 90 dias, de acordo com informações de técnicos dos Transportes Metropolitanos, vai funcionar como um facilitador de viagens para os turistas interessados, por exemplo, em conhecer este Turismo Rural do Circuito das Frutas que envolve 10 municípios ( Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo).

Pesquisas da Associação do Circuito das Frutas dão conta que a grande maioria dos visitantes da região é composta por paulistanos. Assim sendo, as duas Pastas do Governo de São Paulo manifestaram intenção de facilitar o acesso desses visitantes por intermédio de uma linha direta de trem que, aos finais de semana, faça o itinerário turístico direto entre a Capital e Jundiaí.

Vale ressaltar que Paranapiacaba é um distrito do município paulista de Santo André que surgiu, inicialmente, como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway – estrada de ferro que possibilitava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.

Os pacotes de viagens e tarifários para os dois destinos serão discutidos, com a participação de todos os interessados na ação, na sede da SELT. Referindo-se ao Expresso, o secretário Claury destacou a qualidade dos equipamentos e a segurança “que vão permitir o incremento do Turismo no entorno de São Paulo, gerando, conseqüentemente, o desenvolvimento regional”.

Por sua vez, o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes , anunciou que dentro deste Protocolo de Cooperação Técnica ainda se afirmam a cooperação operacional na Estrada de Ferro Campos do Jordão, da SELT e criação e implementação do Museu Aberto da Ferrovia, “patrimônio histórico que estará localizado na região do bairro da Mooca”, complementou Lopes.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo