Expresso Leste da Linha 11-Coral da CPTM ganha duas novas composições

Linha também atende o novo serviço “Expresso da Copa”, que transporta torcedores até a Arena Corinthians, em Itaquera, nos dias de jogos da Copa do Mundo

ter, 17/06/2014 - 12h55 | Do Portal do Governo

Para reforçar a frota de trens do Expresso Leste, na Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foram entregues nesta terça-feira, 17, mais duas novas composições – outras quatro já haviam sido entregues. Elas fazem parte de um plano de substituição da frota antiga, que inclui 9 novas composições e atendem o Expresso da Copa, que transporta torcedores até a Arena Corinthians, em Itaquera, nos dias de jogos da Copa do Mundo.

“Acabamos de entregar mais dois trens: o 101º e o 102º. Mais dois virão agora em julho e o último será em agosto. Com isso, nós completaremos a compra de 105 trens da CPTM. É um trem de última geração, que contém alta tecnologia, conforto e segurança. Além desses 105 trens, o Governo de São Paulo já anunciou outros 65, que serão entregues no começo de 2015”, disse o secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes. Jurandir lembrou ainda que atualmente, 76% da frota de trens já possui ar-condicionado.

Os novos trens possuem salão contínuo de passageiros, que permite passagem livre dos passageiros entre os vagões, são monitorados por câmeras na parte interna e externa, além de contar com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, que incluem sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e espaço para cadeirantes.

Nos dias de jogos da Copa do Mundo, tanto a CPTM como o Metrô, trabalham com esquemas especiais para o transporte de torcedores. Os trens do Expresso Copa, que entram em circulação três horas antes dos jogos, percorrem o trecho entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera em 19 minutos, sem paradas nas estações intermediárias.

Do Portal do Governo do Estado