Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Serviço terá 14 viagens nos dias úteis e 16 aos sábados, domingos e feriados

ter, 05/05/2009 - 16h42 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou na tarde desta terça-feira, 5, a extensão do Expresso Leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Mogi das Cruzes, atendendo uma atinga reivindicação da população. Atualmente, o Expresso Leste faz a ligação entre a estação Luz, no centro da capital, e a estação Guaianazes, no extremo da zona leste, pela linha 11-Coral.

Desde 2007, o Governo do Estado vem investindo na moderização da Linha 11-Coral. Entre as melhorias está a entrega de 10 trens completamente reformados. As composições garantem maior conforto, confiabilidade e um desempenho superior, oferecendo uma viagem mais rápida e confortável e possibilitando a ampliação da operação do Expresso Leste.

De acordo com o governador José Serra a ampliação do Expresso Leste proporcionará um salto de qualidade em curto prazo. “Da última vez que estive em Mogi, prometi que ouviria a população sobre o Expresso Leste. E foi isto que aconteceu: fizemos um plano, ouvimos a população e concluímos que a melhor alternativa é estender a operação do Expresso Leste até Mogi das Cruzes, o que já será uma grande melhoria para toda a população daquela região.”

A partir de um estudo, a CPTM definiu a nova estratégia operacional do Expresso Leste, que será a realização de 14 viagens entre Luz e Estudantes, sem baldeações em Guaianazes, em horários fora do pico nos dias úteis e 16 viagens aos sábados, domingos e feriados, com os modernos trens da série 2.000, os chamados “trens espanhóis”. A nova operação já vale a partir do próximo sábado, 9.

Nos dias úteis, a operação comercial será a seguinte: às 5h ocorrerá a primeira partida de Estudantes com sentido à Luz. Entre 9h e 15h, haverá 3 viagens no sentido Estudantes-Luz e 3 no sentido inverso. Após as 19h30, quando termina o horário de pico da tarde, serão realizadas mais 4 viagens em cada sentido. Visando oferecer mais conforto aos universitários, o denominado “Trem dos Estudantes”, que parte diariamente às 22h15 da Estação Estudantes, seguirá, sem transferências em Guaianazes, até a Estação Luz em um trem espanhol.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, agradeceu a mais esse benefício oferecido pelo governador à cidade. “Mais uma vez o governador José Serra cumpriu o contrato estabelecido com a população”, afirmou. Bertaiolli disse ainda que a cidade cumprirá sua parte para acabar com as passagens em nível e permitir que o Expresso Leste circule durante todo o dia até Mogi.

A etapa seguinte será a extensão do Expresso Leste até Suzano, com os modernos trens existentes somados às novas composições que serão adquiridas pela CPTM, operando em intervalos regulares ao longo de todo o dia. A chegada do Expresso Leste – com intervalos entre trens podendo alcançar 3 minutos – a Mogi das Cruzes exigirá previamente o fechamento das passagens de nível e, consequentemente, a construção de viadutos ou passagens inferiores pela administração municipal.

Expansão SP
A Extensão do Expresso Leste faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, o maior investimento já feito no setor de transporte público em São Paulo. Até 2010, a rede com qualidade de metrô será quadruplicada, passando de 60 km para 240 km, sendo 160 km de linhas da CPTM, que vão operar com padrão de metrô de superfície. Além disso, estão sendo adquiridos 107 trens: 60 para a CPTM e 47 para o Metrô.