Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos deverão entrar em operação até 2010

Trens rápidos, com velocidade superior a 100 km/h, serão construídos em parceria com a iniciativa privada

ter, 31/07/2007 - 11h02 | Do Portal do Governo

Atualizada às 13h40

A construção da ligação ferroviária entre as cidades de São Paulo e Guarulhos será iniciada no começo do próximo ano. A previsão é que até 2010 os trens rápidos, com velocidade superior a 100 quilômetros por hora, estejam em operação. O governo paulista estuda duas propostas recebidas de consórcios, além de seu projeto de referência, para elaborar o projeto definitivo do Expresso Aeroporto (trem direto do centro da capital ao Aeroporto de Cumbica) e do Trem de Guarulhos (trem que servirá três estações, saindo do Brás com destino ao Parque Cecap de Guarulhos). O valor dessas obras, incluindo-se infra-estrutura e modernização da linha existente, será de R$ 3,4 bilhões. Haverá um único edital e o vencedor da concorrência tocará os dois trabalhos – na verdade, os dois trens trafegarão sobre a mesma ferrovia.

A previsão é que a avaliação e a definição das diretrizes da Parceria Público-Privada (PPP) sejam concluídas em setembro. Então, serão realizadas as audiências públicas, preparado o edital de licitação e a assinatura do contrato. O Expresso Aeroporto deverá ser construído, operado e explorado comercialmente (inclusive com a definição da tarifa) pela iniciativa privada, durante um período de concessão. Depois, será entregue ao Estado.

As propostas para o projeto foram apresentadas, em abril, pelo Consórcio Expresso Guarulhos (formado pelas empresas Encalço Construções Ltda e Engevix Engenharia S/A, ambas de São Paulo; pelas espanholas Isolux Corsan Concesiones S/A e Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S/A, de Madri; e pela italiana Guella S.p.A, de Roma) e pelo consórcio Nova Metrópole (formado pelas empresas paulistas Assmann Consultoria Empresarial; Valente, Valente Arquitetos; Enescil Engenharia e Projetos Ltda; e Uete Engenharia Ltda).

Expresso direto – Pelo projeto de referência desenvolvido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Expresso Aeroporto ligará a estação Luz, no centro da capital, ao Terminal Aeroportuário de Guarulhos. Percorrerá os 31 quilômetrosdo trajeto em 20 minutos e terá capacidade para transportar 20 mil passageiros por dia. A previsão de intervalo entre os trens será de 12 minutos.

Inicialmente, o Expresso Aeroporto vai operar uma frota de oito trens com quatro carros. Posteriormente, ao longo do período de concessão do projeto, as composições passarão a ter oito carros. A capacidade de passageiros (entre viajantes, acompanhantes e funcionários) também será ampliada e o intervalo entre as composições será reduzido para 6 minutos. O preço da passagem está estimado entre US$ 6 (tarifa de ônibus especiais) a US$ 14 (tarifa de táxi especial).

A estação inicial funcionará como terminal aeroportuário, com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, onde o passageiro poderá fazer o check-in e adiantar o despacho de bagagem. Oferecerá equipamentos como escadas e esteiras rolantes, amplos estacionamentos, lojas, lanchonetes e remessa de encomendas.

Trem de Guarulhos – Já o Trem de Guarulhos sairá da Estação Brás (centro da capital), com parada na Estação Engenheiro Goulart (zona leste) e destino final no Parque Cecap (Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães) de Guarulhos, próximo a Cumbica. Esse trem terá capacidade para transportar, inicialmente, mais de 100 mil passageiros e, futuramente, 200 mil todos os dias. O tempo de viagem será de 15 minutos entre suas três estações.

O valor da passagem será compatível com a cobrada pela CPTM, atualmente R$ 2,30. A frota inicial será de quatro trens de oito carros, e posteriormente, seis composições também de oito carros. Quem utilizar o Trem de Guarulhos e quiser ir ao Aeroporto de Cumbica deverá completar a viagem de ônibus.

Serão construídas as estações do Cecap e de Engenheiro Goulart, enquanto a do Brás receberá plataformas que permitirão acesso gratuito ao sistema do Metrô. Essa integração entre as linhas ferroviárias com as do Metrô dará rapidez aos deslocamentos dos usuários de Guarulhos e facilitará o acesso à região metropolitana de São Paulo.

No mesmo trilho – O Expresso Aeroporto e o Trem de Guarulhos compartilharão a mesma estrutura férrea, mas o serviço será separado. Por conta disso, os trens terão o mesmo padrão tecnológico e de desempenho, mas com layout interno adequado a cada finalidade. O expresso será mais confortável e terá ar-condicionado.

Dos 31 quilômetrosde via férrea previstos pelo projeto para ligar o Aeroporto de Cumbica a uma estação do centro da capital, o consórcio vencedor da PPP terá de construir 9 quilômetros(ligação entre a estação Engenheiro Goulart até o Aeroporto de Cumbica, que passará sobre o Rio Tietê e a Rodovia Ayrton Senna). Os outros 22 quilômetros serão instalados na faixa existente da CPTM que possui espaço para a nova linha.

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Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial