Exposições: Pinacoteca exibe quase 300 obras de Fulvio Pennacchi

São pinturas, gravuras, desenhos, estudos e cerâmicas que ficam em exposição até o dia 25

sex, 02/06/2006 - 15h29 | Do Portal do Governo

Com quase 300 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, estudos e cerâmicas, a exposição Fulvio Pennacchi – 100 Anos fica até o dia 25 na Pinacoteca do Estado. O público pode observar a produção desse artista, que soube demonstrar o desejo de integração entre seu passado europeu e a vida no Brasil. A curadoria é de Tadeu Chiarelli. Pennacchi nasceu em Lucca, Itália, em 1905, e emigrou para o Brasil no final dos anos 20. Conhecido por sua participação como pintor no Grupo Santa Helena, em São Paulo, o artista atuou como arquiteto, produtor de afrescos, ilustrador e ceramista, além de ter desenhado móveis para espaços públicos e privados, assim como objetos de decoração. A mostra dá prosseguimento à celebração do primeiro centenário da Pinacoteca do Estado e apresenta visão geral e crítica da obra do artista. Abrange desde os primeiros desenhos e pinturas de sua experiência italiana, até os painéis e cerâmicas que fecham sua contribuição para a arte brasileira do século 20.

Pennacchi fez desde projetos publicitários até trabalhos de cunho religioso. Produziu composições que destacavam prazeres simples da vida camponesa, como o trabalho, a amizade e a família. As pinturas, projetos e cerâmicas expostos na Pinacoteca mostram a trajetória de sua obra e de sua vida, que está definitivamente ligada a São Paulo.

Depoimentos 

Na exposição será exibido Fulvio Pennacchi, uma Poética da Paixão, documentário com duração de 30 minutos, produzido especialmente para a mostra. O vídeo apresenta passagens significativas da vida e da obra do artista, desde sua chegada ao Brasil até sua morte, em 1992. A Igreja de Nossa Senhora da Paz, no bairro do Glicério, em São Paulo, é um dos locais onde podem ser vislumbrados seus trabalhos. No documentário há depoimentos da viúva de Fulvio, Filomena Matarazzo, dos pesquisadores Giovanna e Valério Pennacchi, respectivamente filha e sobrinho do artista, e do curador Tadeu Chiarelli. O roteiro e direção são de Diógenes Moura e de Guilherme Marback. A mostra tem patrocínio da Pirelli, Bradesco Seguros e Previdência e Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura. Há apoio também do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

SERVIÇO

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 – Telefone (11) 3229-9844.

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). Grátis aos sábados

Da Agência Imprensa Oficial