Exposições no Bandeirantes é opção cultural no feriadão

Além da mostra “Modernismo, lutas e sonhos: 1930-1945”, os visitantes podem conhecer a fauna e a flora dos jardins do palácio

sex, 07/09/2007 - 11h42 | Do Portal do Governo

Inaugurado oficialmente em 1970, o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, está plantado numa área de 125 mil metros quadrados. A área ajardinada corresponde a 70% do terreno contendo mais de 2 mil espécies, como o pau-brasil, a árvore símbolo do Brasil e o ipê amarelo, a flor símbolo do Brasil. Há também espécies exóticas, como cerejeiras e cedro-do-líbano.

Além da diversidade de plantas, já foram identificadas aproximadamente 40 espécies de aves que fazem dos jardins seu habitat. Entre elas, pica-paus amarelo e negro, quero-quero, sabiá, joão-de-barro, tico-tico e alma-de-gato.Além da oportunidade de observar fauna e flora, o visitante poderá conhecer as obras de arte constantes do acervo dos Palácios em seus espaços internos.

Assim, até novembro poderá ser visto um vibrante painel artístico, social e político de São Paulo das primeiras décadas do século XX na exposição “Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945”.Fazem parte da mostra, documentos e obras dos revolucionários artistas de diversos grupos paulistas, entre eles Rebolo, Mário Zanini, Pennacchi, Pancetti, Volpi, Ernesto De Fiori, Portinari, Paulo Rossi Osir, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Antonio Gonçalves Gomide, Clóvis Graciano, Aldo Bonadei e outros.

O Salão Barroco está instalado no primeiro andar, onde o visitante poderá ver um oratório baiano com pinturas da Paixão de Cristo, do século XVIII; a imagem de N. S. da Conceição Aparecida, atribuída ao Frei Agostinho de Jesus, do século XVII; a tela “Flagelação de Cristo”, de Mestre Athayde; anjos tocheiros do século XVIII; e Nossa Senhora do Trono, do século XV.As visitas aos jardins e às galerias com obras de arte são acompanhadas por monitores treinados e podem ser marcadas por telefone (11) 2193 8282, ou pelo portal do Acervo, em www.acervo.sp.gov.br.Das 10 horas às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Aos sábados e domingos, das 11 horas às 16 horas. A entrada é grátis.

SERVIÇO:

Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2

Telefone para Agendamento: 2193.8282 / 8212

Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Aberto ao público das 10 às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira.

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. Grátis.

(I.P.)