Exposições: Metrô realiza 17 eventos durante o mês de janeiro

O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô

sáb, 13/01/2007 - 11h15 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô tem 17 exposições programadas para este mês de janeiro (algumas já estão abertas desde o dia 10), distribuídas em estações das quatro linhas metroviárias. Os destaques são Além da Cortina Preta, Arte sob os Pés, Ipiranga em Tela e Siderurgia Forte Constrói Mundo de Aço.

O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô. No caso da Vitrine de Ikebana da Estação Liberdade não é necessário passar pelas catracas porque a instalação está localizada na área livre.

Programação nas estações:

Ana Rosa

O Combate ao Câncer Vai de Metrô – Painéis informam quais as formas de prevenção ao câncer. No Brasil, essa doença é a segunda maior causa de mortes todos os anos. Até 31 de janeiro.

Brás

Arte sob os Pés – Exposição de Elaine Santana e do professor da Fundação Casa, Sandro Soares que retrata por a influência do skate no processo de ressocialização dos internos da Fundação Casa. Exposição composta de shapes pintados (suporte de madeira para skate), fotos e telas. Até 31 de janeiro.

Capão Redondo

Um mergulho no universo machadiano é o que propõe a mostra Escritores Brasileiros – Machado de Assis. O evento faz parte da primeira exposição da série Escritores Brasileiros. Os visitantes poderão obter mais informações sobre o movimento literário Realismo e sobre as principais obras de Joaquim Maria Machado de Assis. Até 31 de janeiro.

Corinthians Itaquera

Fauna – Um Mundo de Cores na Pop Art de Sérgio Astral – Conjunto de 20 telas com registros da fauna brasileira, em cores fortes e traços baseados na pop art. O artista plástico Sérgio Astral retrata peixes, mamíferos, répteis e insetos por meio de pintura acrílica em painéis. Até 31 de janeiro.

Clínicas

Recortes de Taiwan – Mostra da arte milenar chinesa de corte de papel. Esse artesanato surgiu com a invenção do papel na dinastia Han (206 a.C. -221 d.C) e foi promovido com mais intensidade da década de 80 em Taiwan. Até 31 de janeiro.

Imigrantes

Mar Aberto – Exposição do artista plástico João Vianey, com obras que destacam o surf. A exposição revela, em cada tela, a harmonia entre o homem e a natureza. Até 31 de janeiro.

Jardim São Paulo

Tributo a Cândido Portinari – Exposição com cinco telas em homenagem ao artista plástico Cândido Portinari e aos retirantes nordestinos que auxiliaram na construção do Estado de São Paulo. Até 31 de janeiro.

Liberdade

Vitrine de Ikebana – Exposição permanente de ikebana (arranjos florais e de plantas), com trabalhos renovados periodicamente, da arte milenar japonesa. Área não-paga da Estação Liberdade. Até 31 de janeiro.

República

Siderurgia Forte Constrói Mundo de Aço – Exposição das fantasias da Escola de Samba Imperador do Ipiranga, que neste ano tem como tema de seu samba enredo a trajetória do ferro, desde sua origem até a era moderna e o surgimento do aço. Até 31 de janeiro.

República e Trianon-Masp

Além da Cortina Preta – Mostra fotográfica das composições produzidas por Vera Pilnick Sanovicz tendo como cenário a cidade de São Paulo. A fotógrafa registrou automóveis, outdoors, postes, placas de trânsito, paredes de edifícios, luzes de neon, grafites e outros. De 25 a 31 de janeiro.

Santa Cecília

Santos Dumont: o brasileiro – Painéis com desenhos e textos resgatam a trajetória de vida de Alberto Santos Dumont, a partir da sua infância, passada no interior de Minas Gerais, até o auge da sua criação em Paris, no início do século 20. Até 31 de janeiro.

Santo Amaro

Atos Paralelos I – Revela trabalhos gráficos inspirados em assuntos como infância, velhice, fome e direitos humanos. Até 31 de janeiro.

Ipiranga em Tela – A Comissão Organizadora dos Festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga promoveu o concurso “Colina Histórica”, na qual artistas plásticos da região pintaram, em quadro a óleo, locais históricos e logradouros do tradicional bairro paulistano. O resultado são 26 telas representativas dos pontos turísticos e históricos. Até 31 de janeiro.

Olhar em Preto e Branco – Exposição com imagens e textos que mostram crianças utilizando a técnica “Pin Hole” (fotografia tirada em caixas ou latas) para registrar pontos do centro histórico da cidade de São Paulo. Até 31 de janeiro.

Criando Novos Mundos – Produção realizada por jovens e adolescentes da periferia de São Paulo que utilizam o grafite como manifestação artística e capacitação profissional. Estação Sé. Até 31 de janeiro.

Tiradentes

Presépios – De diversos países. Até 31 de janeiro.

Vila Mariana

Mário Quintana – O escritor gaúcho faz parte da segunda exposição Escritores Brasileiros que apresenta a sua biografia, trechos de suas principais obras e fotos. Até 31 de janeiro.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

C.A.