Exposições da Secretaria da Cultura percorrem o interior do Estado

Objetivo é promover a articulação entre os museus existentes em São Paulo

dom, 23/11/2008 - 13h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura realiza, por meio do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), cinco exposições que percorrerão o interior do Estado. O objetivo é promover a articulação entre os museus existentes em São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular e apoiar a formação e capacitação do corpo técnico dessas unidades. A ação também estimula o desenvolvimento de projetos museológicos de conservação, documentação, pesquisa, difusão, educação, segurança e a promoção de intercâmbios.

A itinerância, promovida pela Unidade de Preservação do Patrimômio Museológico, da SEC, é operacionalizada pela Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari, de Brodowski.

Uma das primeiras mostras que percorrerão o interior é a exposição Passado a Limpo, que apresenta a história da higiene pessoal no Brasil, exposta na estações Paraíso do Metrô e Júlio Prestes da CPTM, em 2007 e em 2008, e vista por 600 mil pessoas. A exposição, com curadoria de Gláucia Amaral, será apresentada de 13 de novembro a 28 de fevereiro de 2009 no saguão do Paço Municipal de Amparo, em parceria com a empresa Kimberly-Clark Brasil, fabricante de produtos de higiene pessoal. A exposição é inspirada no livro homônimo de Eduardo Bueno.

A história da higiene no Brasil

A mostra Passado a Limpo é dividida em quatro blocos que apresentam, em ordem cronológica, a história da higiene pessoal no país. “Nossa intenção é fazer um ensaio sobre o livro, abordando cinco momentos da narrativa: o descobrimento do Brasil, a questão da higiene pública com o advento das capitais, o asseio precário dos membros da corte, a americanização dos costumes e a invenção dos produtos e artigos de higiene pessoal”, explica a organizadora.

A exposição tem início com o encontro entre portugueses e indígenas nas areias de Porto Seguro, duas civilizações bem distintas, “os pelados e os peludos”, que serão apresentadas em um painel de 2,75m por 2,15m.  No bloco seguinte, surgem as grandes cidades do século XVIII (Recife, Rio de Janeiro e Salvador), cada uma com suas peculiaridades, além da planta de uma casa de engenho, que não possuía banheiro, e os “tigres”, como ficaram conhecidos os escravos encarregados de transportar barris com excrementos.

O percurso prossegue com o período do Brasil Colônia, reproduzindo em um painel a obra O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo. “Na tarde de 7 de setembro de 1822, o príncipe [dom Pedro I] se achava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, ‘quebrando o corpo para responder a mais um chamado da natureza’, segundo testemunhas oculares da história”, relata Eduardo Bueno em seu livro. Neste bloco também é retratada a sujeira do império, por meio da cerimônia diária do “beija-mão”, comandada por D. João VI.

O último painel dá um pulo na história e apresenta Getúlio Vargas assumindo o Estado Novo e pregando à sociedade brasileira as vantagens do asseio e da nova ordem. Surge também o conceito do “American way of life”, fazendo com que a maneira de viver dos norte-americanos passe a ser referência para diversos países, que começam a adotar artigos e mobiliário de higiene, como banheiras e salas de banho. 

A mostra traz ainda uma inusitada instalação de rolos de papel higiênico, com 4,10m X 3m de dimensão, onde serão expostas reproduções de antigos anúncios de produtos como absorventes, pasta de dente e desodorante, mostrando como eles modificaram os hábitos de higiene pessoal em todo o mundo.

ITINERÂNCIA

Programação das exposições no interior de São Paulo:

PASSADO A LIMPO

Local: Paço Municipal de Amparo (Saguão).

Endereço: Av. Bernardino de Campos, 705  – Amparo.

Horário de visitação: Seg. a sex. – 8h às 17h.

Duração: 13/11/2008 – 28/02/2009.DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE Local: Oficina Cultural Regional Pagu-Santos.

Endereço: Praça dos Andradas , S/n° – Centro – Santos.

Horário de visitação: Seg. a sex., das 9h às 21h30; sab., das 10h às 18h.

Duração: Até 30/3/2009.ATÊLIE DE GRAVURAS TOMIE OHTAKE Local: Museu de Arte de Ribeirão Preto –MARP.

Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto.

Horário de visitação: Ter. a sex., das 9h às 18h; sab., dom. e feriados, das 12h às 18h.

Duração: 2/12/2008 a 11/1/2009.NA TRILHA DO CAFÉ Local: Associação de Amigos do Museu Casa de Portinari.

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 490 – Brodowski.

Horário de Visitação: Seg. a sex., das 8h às 18h.

Duração: 3/12/2008 a 28/2/2009.MOVIMENTOS Local: Museu Histórico Sorocabano.

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência – Sorocaba.

Horário de Visitação : Ter. a sab., das 8h30 às 16h30

Duração: 5/12/2008 a 30/4/2009

Da Secretaria da Cultura

(C.C.)