Exposições: Cerâmica e Design Italiano são temas de mostras no MCB

Tipografia/Cerâmica e Prata Italiana do Século 20 podem ser visitadas até março

seg, 05/02/2007 - 16h43 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira (MCB) abre, nesta semana, as primeiras exposições temporárias do ano. Tipografia/Cerâmica e Prata Italiana do Século 20 podem ser visitadas até março.

Tipografia/Cerâmica reúne trabalhos do ceramista mineiro Máximo Soalheiro, também curador da mostra. O evento faz um panorama do trabalho do artista com a cerâmica, que recebe cores, pigmentos e novos elementos procedentes das técnicas tipográficas. Algumas das peças perdem seu caráter utilitário e passam a ter funções exclusivamente plásticas e gráficas.

Ocupando duas salas do MCB e parte do jardim, as obras acompanham materiais explicativos sobre o processo de produção de cada trabalho e as combinações com outros materiais: argila, gravação, chapas tipográficas, registros sonoros. Além disso, uma grande projeção interativa apresenta novas linguagens com os elementos colhidos e criados na elaboração das obras, relacionando as impressões tipográficas com as peças cerâmicas e vice-versa.

Com a parceira do Instituto Italiano de Cultura, Prata Italiana do século 20 – Da Arte Decorativa ao Design apresenta 60 peças do acervo do Museu de Prataria Contemporânea, da Fundação Sartirana de Pavia. As obras compõem um expressivo panorama de objetos e utensílios da prataria italiana, desde a década de 1960 até o final do século 20 – quando a arte ganha evidência mundial.

Um dos destaques é a peça mais antiga da coleção, uma molheira Finzi, de 1936. A obra integra uma pequena parte histórica do acervo, com mais oito objetos dos tempos dos artesões-ourives. “Neste período, alguns artesãos-artistas começaram a produzir objetos em prata de linha pura, eliminando as tipologias ditadas pela moda do momento”, explica o curador da mostra, Giorgio Forni.

Outra parte da mostra, que já esteve no México, Tóquio, Pequim e Washington; apresenta peças de produção mais recente, a partir da década de 1960. O público pode conhecer candelabros, vasos, jarras, talheres, bandejas e lâmpadas, produzidas por designers conceituados, como: Roberto Sambonet, Alessandro Mendini, Carlo Scarpa, Ettore Sottsass, Vico Magistretti, entre outros.

O Museu de Prataria Contemporânea é o único no mundo, tanto pela quantidade de peças do gênero – mais de 250, quanto pelo talento dos designers e das empresas produtoras das obras.

Serviço:

Tipografia/Cerâmica, até 04/03 e Prata Italiana do Século 20, até 25/03

MCB. Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano (11) 3032-3727. Terça a dom., das 10h às 18h R$ 4 e ½ entrada. Grátis aos domingos

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

 

(AM)