Exposição temporária ensina diversas formas de fazer café

Atividade acontece no Museu do Café que funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h

sex, 24/08/2018 - 7h41 | Do Portal do Governo

Aberta para visitas até outubro de 2018, exposição do Museu do Café (situado no centro histórico de Santos) é uma ótima reflexão sobre os nossos hábitos culturais relacionados à preparação da bebida.

A maioria dos brasileiros domina a arte de preparar um bom café! “Passar um cafezinho” é um hábito executado das mais diferentes formas. Ainda assim, muitas formas ainda são desconhecidas, já que a maioria de nós tem preferência pelo coado/filtrado, seguido pelo espresso e solúvel.

Na exposição temporária “Vai um Café? Cafeteiras e Modos de Preparo”, inaugurada em novembro de 2017, o público conhece diversas maneiras de preparo que ainda permanecem em uso, incluindo modelos artesanais e mecânicos. A curadoria dividiu os objetos de acordo com os seus sistemas de funcionamento: ebulição e decantação, filtragem ou percolação, prensagem, vácuo e pressão.

O Museu do Café funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h. Os ingressos para visitação no Museu do Café custam R$10,00. Estudantes e terceira idade pagam meia-entrada. Funcionários da rede pública do Estado de São Paulo são isentos. Aos sábados, a visitação é gratuita.