Exposição sobre Japão no Palácio do Horto

Entre as obras destaca-se a reprodução do santuário xintoísta Itsukushima

ter, 10/06/2008 - 19h56 | Do Portal do Governo

O Palácio de Verão do governo de São Paulo – exibe a partir de sábado, 14, 15 maquetes de templos e palácios japoneses construídos a partir do século V. A exposição é parte da homenagem que o Governo do Estado presta ao povo japonês pelos cem anos de imigração. As obras pertencem ao Consulado do Japão de São Paulo.

As delicadas peças reproduzem em detalhes castelos, tempos, santuários, as ruínas de um palácio, o portal de um antigo palácio e um memorial, construídos  entre os séculos V e XVII.

Entre as obras destaca-se a reprodução do santuário xintoísta Itsukushima, erguido no século VI, na ilha com o mesmo nome, localizada na província de Hiroshima. Por abrigar o santuário dedicado às deusas guardiãs do mar, a ilha é considerada sagrada. Também chama a atenção a maquete que representa o templo budista Horyuji, cuja construção, que data do ano de 607, ainda conserva parte de sua madeira original.

Considerado o maior e mais belo castelo japonês, o Himeji, localizado na cidade de mesmo nome, na Província de Hyogo, também está presente na exposição. Sua construção teve início no ano de 1346 e só foi finalizada em 1609, período em que a atual torre principal foi construída. Vale à pena prestar atenção à reprodução fiel das extremidades do telhado da torre principal, decoradas com duas criaturas míticas com cabeça de dragão e corpo de peixe, que simbolizavam o poder do senhor do castelo e protegiam contra incêndios, de acordo com a crença da época.

Outra obra que atrai pela história é o Portal Shureinomon. A peça era um dos portões do Castelo de Shuri, sede da Dinastia de Ryukyu, que reinou de 1429 a 1879. O portal foi restaurado em 1958, após um incêndio, e atualmente fica na entrada da cidade de Shuri, na Província de Okinawa.

Considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, maquete a Genbaku Dome, ou Cúpula da Bomba Atômica, emociona. Localizada em Otemachi, perto da Ponte Aioi, em Hiroshima, que foi aproximadamente o epicentro da explosão atômica de 6 de agosto de 1945, é o único edifício atingido pela bomba atômica que ainda existe. Na maquete é possível ver uma construção totalmente devastada. A parte de cimento foi queimada e, em alguns pontos, derretida, deixando o esqueleto da estrutura de aço exposto. Na frente, um cofre de pedra com os nomes das vítimas que estão no interior do mausoléu, exibe o epitáfio: “Repousai em paz, pois o erro não será repetido”.

EXPOSIÇÃO

Ao mesmo tempo o público visitante poderá conhecer, obras da coleção do Acervo, como Collete Pujol, Margaret Mee, Rugendas, Mário Gruber, Antonio Henrique do Amaral, Oscar Pereira da Silva, Milton Dacosta, J. Barbosa Rodrigues e outros.

Distante do centro da capital paulista 11 quilômetros, no Parque Estadual da Cantareira a bela edificação construída na década de 30 foi escolhida para ser o Palácio de Verão do Governo de São Paulo.

Planejada para ser a casa do administrador do então Serviço Florestal, no entanto em 1949, pelo seu clima, sua geografia, sua fauna e flora diversificadas foram escolhidas para ser a residência de verão dos governadores paulistas.

SERVIÇO:

Palácio do Horto

Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – Entrada Franca.

Informações: (11) 2193-8282 ou pelo site: www.acervo.sp.gov.br

Sábados, domingos e feriados, das 10 h, às 14 h,

Grupo de 20 pessoas de meia em meia hora.

Todas as visitas são acompanhadas por educadores

(M.C.)