Exposição Só Fridas oferece oficinas em fevereiro

Nos dias 21, 22 e 23, interessados poderão aprender a fazer bandeirolas mexicanas, macramé e tapetes

dom, 10/02/2008 - 18h16 | Do Portal do Governo

Técnicas usadas no desenvolvimento de algumas das obras da exposição “Só Fridas” serão ensinadas em oficinas no Memorial abertas a todos gratuitamente. Nas manhãs e tardes dos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, os interessados poderão aprender como fazer bandeirolas mexicanas, fios tecidos somente com as mãos (sem o uso de máquinas, em técnica conhecida por macramé) e os tapetes floridos que adornam a mostra em homenagem a Frida Khalo. As vagas são limitadas. Para se inscrever, veja ao pé da página.

Universo de Frida Kharlo é recriado por estudantes brasileiros

Surpreendendo até alguns mexicanos que foram à sua vernissage, a exposição “Só Fridas” é um microcosmo luxuriante de cores, formas e texturas em homenagem à pintora Frida Kahlo, pacientemente construído por um grupo de alunos de escolas públicas da periferia de São Paulo, Escola Estadual Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos e CEU Alvarenga, a maior parte deles constituída de adultos fazendo o supletivo. Orientados por um entusiasta professor de educação artística, Jacson Matos, esses homens e mulheres, de forma ingênua e livre, lograram tocar na essência da artista mexicana de vida tão sofrida.

O fato do universo de Frida Kahlo ter sido reapropriado com tanta autenticidade em bairros pobres de São Paulo dá o que pensar. Salvador Arriola, cônsul geral do México, disse acreditar que dificilmente “terá sido feita uma homenagem tão forte e espontânea em todo o mundo,  em comemoração ao centenário de Frida Kahlo”. A exposição pode ser conferida até 10 de fevereiro no espaço de exposições temporárias do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina.

Em janeiro, alguns dos artesãos/artistas – pois são artesãos os criadores de “Só Fridas”, artesãos no sentido de desenvolverem e aprimorarem sua maestria dentro do contexto em que vivem, fiéis à comunidade que os alimenta;  e são artistas, é claro, basta olhar com olhos livres as vitrines da exposição para ter essa certeza. Pois bem, no início do ano que vem, alguns dos artesãos/artistas irão ministrar oficinas gratuitas para quem quiser aprender suas técnicas. Para obter mais informações, o telefone é 3823.4704/4705, com Alice ou Lucas.

Tudo começou com um trabalho interdisciplinar sobre a República do México. Onde visitar para aprender mais sobre essa nação? Alguém mencionou ser provável que um lugar chamado Memorial da América Latina tivesse uma acervo sobre o país. E lá veio o professor Jacson e seus alunos, entre 18 e 70 anos, visitarem o Altar dos Mortos do Pavilhão da Criatividade. Saíram encantados e inspirados.

Resolveram trabalhar com Frida Kahlo, mas como? A idéia surgiu assim naturalmente, “a foto dela parece com uma boneca que eu tinha quando era pequena”, disse uma das alunas de Jacson. Pronto. Vamos vestir as bonecas à maneira de Frida! A arte, milenar no México, da tecelagem e do bordar no tecido e a própria roupa que vestia eram elementos importantes na obra de  Frida Kahlo. Com a pesquisa, foram se construindo os cenários para se mostrar as bonecas, que aparecem encarnando, dando terceira dimensão e vida aos famosos e doloridos auto-retratos de Frida Kahlo.

Em 9 de outubro do de 2006 o cônsul geral do México, Salvador Arriola, esteve no CÉU Alvarenga para conversar com os alunos e conhecer a exposição “Só Fridas”. Se surpreendeu com o que viu e a recomendou ao Memorial. O resultado é o que podemos conferir até 10 de fevereiro.

No espaço Frida Kahlo erigido no Memorial estão representados sua turbulenta vida afetiva ao lado do pintor Diogo Rivera, sua militância no PCM, Partido Comunista Mexicano, seu corpo, suporte de seu destino (acidente, cirurgias, deficiência, amputação) e da sua arte. As bonecas são cândidas e ingênuas, mas ali aparecem sofridas e reais. É desse choque que a exposição “Só Fridas” tira sua força. Clique aqui para saber mais sobre a exposição.

A exposição “Só Fridas” no Memorial da América Latina é um desdobramento do projeto “O Mundo no Céu”, da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A idéia é promover encontros culturais entre cônsules de vários países, que farão palestras sobre seu local de origem, e crianças e adolescentes que estudam nos CEUs da capital. O objetivo é que essas palestras, aliadas a outras atividades multidisciplinares desenvolvidas pelos professores, possam ampliar os conhecimentos e a visão de mundo dos alunos, despertando curiosidades e o interesse em uma realidade diferente de seu entorno.

Oficinas:

  • papel picado ( bandeirolas mexicanas) e macramé 
    período matutino – das 9h às 12h
  • tapetes com flores 
    período vespertino – das 14h às 17hDuração: 3h ( incluindo visita à exposição)

Grupo de 15 pessoas

Inscrições com Alice fone: 3823.4704

e.mail: alicequadrado@gmail.comExposição Só Fridas

Pavilhão da Criatividadade/ Memorial da América Latina

15 de dezembro a 09 de março de 2008

Terça a domingo, das 9 às 18hfotos: Fábio Pagan (Imprensa Memorial)

Do Memorial da América Latina

(C.C.)