Exposição São Paulo em 1860 figura entre os destaques da semana

Mostra está em cartaz no Museu Afro Brasil até o dia 27

sex, 01/06/2012 - 15h00 | Do Portal do Governo

Uma boa opção para aproveitar o final de semana é visitar as exposições espalhadas pela capital. O Portal do Governo do Estado escolheu duas dicas, a primeira é a mostra São Paulo em 1860, em cartaz no Museu Afro Brasil, que reúne fotografias de Militão Augusto de Azevedo. Já em Universo Cigano, as pessoas podem conhecer através de fotografias mais sobre o cotidiano desse povo. Confira as dicas:

Museu Afro expõe fotografias de Militão Augusto de Azevedo
A exposição São Paulo em 1860. O olhar de Militão Augusto de Azevedo – Cidadãos negros livres no estúdio do fotógrafo reúne 80 imagens do carioca Militão Augusto de Azevedo (1837-1905), considerado um dos mais importantes fotógrafos brasileiros da segunda metade do século 19. São rostos de corpo inteiro de homens, mulheres e crianças negras, provavelmente ex-escravos ou trabalhadores oriundos do café, na cidade de São Paulo de 1860, trajados como cidadãos comuns. As fotos foram cedidas pelo Museu Paulista da USP. Algumas mostram também coristas e artistas de teatro. Podem ser conferidas ainda imagens paisagísticas urbanas como Vistas da cidade de São Paulo, Convento da Luz, Pátio do Colégio, entre outras. A exposição faz parte do projeto Cosmópolis: São Paulo, museu do mundo, programa da 10ª Semana Nacional de Museus.

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque do Ibirapuera,
portão 10 – São Paulo. Telefone (11) 5579-0593
Terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas
Entrada franca. Classificação: livre
Até o dia 27

Universo cigano no MCB
A barraca montada pelo chefe cigano Darci Soares e sua família é apenas um cenário do cotidiano e da moradia cigana que os visitantes poderão vivenciar na exposição Casas do Brasil – Barracas ciganas. A fotógrafa e pesquisadora Luciana Sampaio conviveu durante 15 anos com famílias de ciganos espalhadas pelo Estado. São fotos e vídeos do dia a dia de acampamentos dos ciganos Calon na periferia e interior de São Paulo, que exibem diferentes formas de morar país afora.

Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano
Telefone (11) 3032-3727
Terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Domingos e feriados, entrada franca
Classificação: livre
Até 3 de junho

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial