Exposição revela importância do café no intercâmbio cultural entre Brasil e França

Mostra será realizada no Museu do Café, em Santos, até 31 de março

qui, 22/10/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Poucos sabem, mas o café também teve papel fundamental para estreitar as relações entre o Brasil e a França. Quem conferir a exposição “O intercâmbio entre as culturas – Brasil e França – Cafés, Feiras e Ciência”, promovida pela Museu do Café, localizado na cidade de Santos, verá que os franceses tiveram papel fundamental na chegada das primeiras sementes do café ao Brasil, a influência das cafeterias francesas e as parcerias científicas entre os dois países. A mostra começa nesta sexta-feira, 23, e vai até o dia 31 de março. Ela faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. 

Um pouco de história 

As primeiras sementes que desembarcaram no País vieram da Guiana Francesa em 1727, como presente da esposa do governador, Claude d’Orvilliers, ao capitão Francisco de Melo Palheta. No entanto, o hábito francês de beber café é bem anterior a esse período. Prova disso são registros como o livro O Bom Uso do Chá, do Café e do Chocolate para a Preservação e para a Cura de Doenças, escrito pelo médico Nicolas De Blegny, ainda sob o reinado de Luís XIV. O raríssimo exemplar, publicado em 1687, é um dos principais destaques da exposição. 

A viagem no tempo, proporcionada pela mostra, contempla ainda a chegada das cafeterias à França, em 1672. Por meio de postais e imagens da época foi registrado um modelo de estabelecimento que se espalharia pelo mundo como ponto de encontro para discussões políticas e culturais, ou mesmo para momentos de descontração e prazer. No Brasil, as cafeterias chegaram ao final do século XIX e início do XX – fortemente influenciadas pelo modelo francês – como é possível perceber em painel dedicado ao Café do Rio, tradicional reduto dos jornalistas cariocas. 

O acervo contempla ainda a participação brasileira nas Exposições Universais. As feiras, sediadas nas cidades de Paris (1855, 1867, 1878 e 1889) e Beauvais (1885), tinham como objetivo oferecer um panorama das riquezas das nações participantes. O Brasil, além das madeiras da Amazônia e do Pará e dos diamantes de Minas Gerais, exibia o café como principal produto agrícola nacional. Esses eventos foram fundamentais para a expansão da exportação do café brasileiro para solo francês. Atualmente, a França é a oitava maior importadora do café produzido no Brasil. 

A mostra termina com o panorama das cooperações entre os dois países no estudo e pesquisa com vários produtos agrícolas, entre eles, o café. A parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o francês Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica pelo Desenvolvimento (Cirad) já existe há mais de 30 anos e visa o desenvolvimento de variedades mais resistentes e de melhor qualidade. 

Serviço

Exposição – O Intercâmbio entre as Culturas – França e Brasil – Cafés, Feiras e Ciência
Local: Museu do Café
Período: de 23 de outubro a 31 março
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Fone: (13) 3219-5585
Funcionamento: terça a sábado das 9 às 17 horas e domingo das 10 às 17 horas
Ingressos: inteira R$ 5,00 e meia entrada R$ 2,50 (estudantes, professores da rede estadual e aposentados com mais de 60 anos)
Informações: www.museudocafe.com.br
Acesso a portadores de deficiência: em alguns setores do museu
Estacionamento: não

Da Secretaria da Cultura