Exposição retrata a relação entre migração e sapatos; saiba mais

Museu da Imigração aborda os sapatos do acervo como representação dos movimentos migratórios; mostra integra a série “Coleções descobertas”

ter, 08/09/2015 - 12h12 | Do Portal do Governo

“Sapatos” é a mais nova atração gratuita do Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A exposição curiosa aborda os sapatos do acervo como representação dos movimentos migratórios, ou seja, reconhecendo neles o potencial de evocar lembranças, tempos de transição, diferenças e trocas culturais.

Parte da série “Coleções descobertas”, que expõe peças de seu acervo de aproximadamente 12 mil objetos (mobiliário, vestimentas, documentos manuscritos e impressos, livros e quadros), a mostra é dividida em quatro núcleos: “Lembranças e transições”, “Entre gerações”, “Idas e vindas entre culturas” e “Deslocamentos”.

De acordo com a instituição, é possível encontrar sapatos de diferentes lugares e tempos, exibindo as diferentes formas de ver o mundo, mas que, ao mesmo tempo, apresentam semelhanças físicas. As formas de confecção, material e tamanho, dão pistas de uma cultura ou de uma época.

A exposição tem início nesta sexta-feira (4) e segue até o dia 1º de novembro. 

SERVIÇO
“Coleções descobertas: Sapatos” no Museu da Imigração
Data: de 4 de setembro a 1º de novembro
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo)
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado