Exposição “Renascimento do Japão” termina domingo

Confira essa e outras opções para todas as idades nos museus da capital

sex, 16/03/2012 - 20h10 | Do Portal do Governo

Fotos que registram a tragédia do tsunami vivida pelos japoneses em março de 2011 e a rápida reconstrução das áreas atingidas são o destaque da exposição que fica em cartaz até domingo, 18, no Palácio dos Bandeirantes. “O grande impacto das imagens é justamente mostrar o espírito colaborativo dos japoneses e um espírito ético ao reconstruir não só os locais afetados pela tragédia, mas a sua própria identidade”, comenta a curadora do acervo artístico cultural dos Palácios, Ana Cristina Carvalho. A exposição “Renascimento do Japão” é composta por 51 fotos que pertencem ao consulado do país e foram escolhidas pelo próprios japoneses por meio de um concurso.

Já para quem gosta de futebol e nunca esteve em um vestiário, uma exposição no Museu do Futebol leva a emoção dos bastidores de uma partida para o público visitante. O fotógrafo Gilberto Perín acompanhou os atletas do Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas, na disputa pelo título da segunda divisão do Campeonato Gaúcho de 2010. Ao registrar as imagens do cotidiano dos jogadores, Perín clicou os dramas, emoções e manifestações de fé momentos antes de uma partida. Outra curiosidade é uma instalação feita pelo artista plástico Felipe Barbosa e o VJ Spetto, que recria o ambiente do vestiário com 28 obras, entre chuteiras, bolas, luvas e caneleiras expostas em armários cenográficos, onde jogos de luz e sombra levam a sensação real para quem visita. 

Para as crianças, uma ótima opção de diversão: “Brincar com arte – o brinquedo popular do Nordeste”, mostra no Museu de Arte Sacra, que reúne a coleção do fotógrafo David Glat, com mais de mil itens infantis como cavalinhos de pau, bonecas de pano grandes e pequenas, ioiôs, piões, caminhões, trenzinhos e aviões.

Serviço

Renascimento do Japão: um ano após a tragédia
Onde: Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500 – São Paulo)
Telefone: (11) 2193-8282
Quando: De terça-feira a domingo, das 10h às 17h, até 18 de março
Entrada franca

Vestiários, uma exposição diferente
Onde: Museu do Futebol (Praça Charles Muller, s/n° – Pacaembu – São Paulo)
Telefone: (11) 3664-3848
Quando: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h, até 15 de julho
Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores). Às quintas-feiras, entrada franca.

Brincar com arte – o brinquedo popular do Nordeste
Onde:
Museu Afro Brasil (Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº – Parque do Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo)
Telefone:
(11) 3320-8900
Quando: De terça-feira a domingo, das 10h às 17h, até 1º de abril
Entrada franca
Classificação: 3 anos

Do Portal do Governo do Estado