Exposição Pontos de Luz na Paisagem encanta visitantes em Campos do Jordão

Mostra foi aberta no último domingo, 8 de julho, no Palácio Boa Vista

sáb, 14/07/2007 - 18h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Campos do Jordão – que há 36 anos é palco do Festival Internacional de Inverno – oferece mais uma excelente opção para os turistas nesta temporada. Desde o último domingo, dia 8 de julho, está aberta a Exposição Pontos de Luz na Paisagem, no Palácio Boa Vista.

Iniciativa do Acervo Artístico Cultural dos Palácios Governamentais, a mostra reúne 30 obras de artistas como Benedito Calixto, Alfredo Volpi, Djanira Mota e Silva, Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Di Cavalcanti e Aldo Bonadei.

Segundo a diretora de visitação da mostra, Vera Faria, desde a sua abertura, em média, cerca de 400 pessoas têm visitado a exposição diariamente. “Ao conhecer o Palácio, ponto turístico da cidade, as pessoas aproveitam para apreciar a exposição”, comenta. 

A qualidade do acervo e a novidade da iniciativa é o que mais tem surpreendido os turistas, explica a diretora: “Os visitantes mostram a sua surpresa e revelam-se encantados com o acervo exposto e com a proposta de se discutir as questões ambientais”.

Dentre as obras, o quadro de Benedito Calixto, “As Perobeiras”, é o que tem despertado maior interesse e atenção do público, afirma Vera Faria.

Arte e ecologia

A paisagem da região montanhosa de Campos do Jordão é o tema principal da exposição.  Contudo, segundo os organizadores da mostra, a idéia foi partir do tema principal ir além, fazendo uma reflexão sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

A maioria das paisagens, que variam do século XIX até o período mais recente (décadas de 70, 80, 90), retrata momentos importantes da vida de seus autores. Alguns dos artistas estiveram em Campos para tratamento de saúde, como José Pancetti, que ali viveu por alguns anos, sempre exercitando sua arte.

Campineiro de nascimento, mas jordanense de coração, o pintor Camargo Freire morou boa parte de sua vida em Campos do Jordão e retratou a região como poucos. Pinturas de Campos, São Bento, Santo Antônio e Serra da Mantiqueira fazem parte de sua biografia.

Djanira Mota e Silva não morou em Campos do Jordão, mas retratou a região quando, aos 23 anos, foi internada com tuberculose no Sanatório Dória, em São José dos Campos. Foi na região que fez seu primeiro desenho, um Cristo no Gólgota. Outros autores realizaram suas obras depois de visitarem a cidade. Foi o caso de Sérgio Millet, que retratou apenas uma paisagem, que faz parte da mostra.

Seguindo com o tema natureza, a exposição traz obras do estilo art nouveau, que se apropriou das linhas orgânicas naturais. Vasos, um aparelho de chá e uma caixa de estanho deste estilo enriquecem a exposição.

Serviço:

O Palácio Boa Vista fica na Avenida Adhemar de Barros, 3001, no Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão.

As visitas orientadas podem ser realizadas de quarta-feira a domingo e feriados, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (12) 3662-1122.

O ingresso custa R$ 5,00. A entrada é gratuita para alunos de escolas públicas, entidades assistenciais com autorização prévia e crianças até 10 anos. Pagam meia entrada maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha.

Quando o Palácio recebe hóspedes oficiais, a área de visitação fica restrita e o visitante paga meia entrada. É proibida a entrada com câmeras fotográficas, filmadoras e bolsas.

(J.H.)