Exposição “PauloBomfim – Universo do Poeta” acontece até 21 de agosto

Mostra revela a origem e a vida do poeta Paulo Bomfim, considerado o príncipe dos poetas brasileiros

qui, 18/08/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Em cartaz desde 21 de maio no Palácio do Horto, residência de verão do governador de São Paulo, a exposição “Paulo Bomfim – Universo do Poeta” já recebeu mais de 3 mil visitantes e ainda pode ser vista até domingo (21 de agosto).

A homenagem, em forma de exposição artística, revela a origem e a vida de Paulo Bomfim, considerado o príncipe dos poetas brasileiros. As obras representam as relações do artista com o movimento modernista e intelectuais da época, como Clóvis Graciano, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Paulo Rossi Ozir, Mário Zanini, entre outros. Todas as peças integram o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, órgão vinculado à secretaria da Casa Civil.

Entre as 25 obras da mostra estão “Estudo de Procissão” de Tarsila do Amaral e “Paisagem” de Mário Zanini. Além das peças do Acervo dos Palácios,  parte da coleção do poeta e alguns de seus livros autografados poderão ser vistos.

Palácio do Horto

A visita ao Palácio do Horto também é uma forma de apreciar a arte. Em suas dependências, o público encontra mobiliário e louçarias antigos. Os vitrais e o piso de madeira, ambos restaurados chamam a atenção.

O Palácio foi construído na década de 1930 para ser a residência do administrador do então Serviço Florestal. Com paredes brancas e janelas verdes, o prédio possui uma fachada em estilo que mistura o neocolonial e o das casas de campo inglesas. Seu interior conserva o mobiliário e a louçaria típicos de uma casa de campo.

Nos jardins do Palácio encontram-se preservadas 90% de árvores nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro, jatobá, eucalipto, pinheiro-do-brejo e outras. A fauna da região abriga diversas espécies, como macaco, tucano, capivara, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.

Como o Palácio está localizado na maior floresta nativa urbana do mundo, a Serra da Cantareira, os visitantes podem, ainda, aproveitar o clima, a topografia, a fauna e a flora diversificadas do local.

Serviço
“Paulo Bomfim: Universo do Poeta”
Local: Palácio do Horto – Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Data: 21 de maio a 14 de agosto de 2011
Horário para visitas: quarta-feira a domingo, das 9h às 15h
Agendamento necessário para grupo com mais de 10 pessoas
Informações: (11) 2193 8139 / 8713 ou acervo@sp.gov.br 
Entrada gratuita

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios