Exposição “Para Nunca Esquecer” chega às linhas C e D da CPTM

A exposição ilustra a paisagem das estações Cidade Jardim (linha C - Esmeralda) e Prefeito Celso Daniel / Santo André (linha D)

dom, 03/02/2008 - 19h07 | Do Portal do Governo

Idealizada pela artista plástica Bia Black, a mostra reúne 29 fotos coloridas de perfumes de grifes famosas. O objetivo é promover a introspecção dos expectadores com o uso da arte conceitual, estreitando assim o relacionamento com as comunidades e os usuários por meio da promoção da cultura e do lazer nos espaços públicos.

Com a pergunta: “O que você não quer levar para 2008?”, a artista Nina Arbex convida os usuários a participar da intervenção “O Deserto e a Cruz”. As respostas são escritas em uma tira de cetim e amarradas em uma cruz de ferro instalada no palco com três esculturas. A cruz revestida de tecido de seda vermelha simbolizará o sangue de Jesus Cristo.

Segundo Nina, a abordagem retrata o Natal como a época do renascimento. “Proponho ao público que deixe na cruz aquilo que não vale a pena. Muitas vezes, as pessoas se sentem em um deserto… Mas ele é apenas simbólico. Nunca estamos sozinhos”.

A idéia é instigar a reflexão da existência por alguns segundos em meio à correria comercial da cidade São Paulo, assim como descreve a artista: “Vivemos em um país em que o acesso à cultura é restrito. Seja por falta de tempo ou de dinheiro. Levar a arte para o povo é nossa obrigação. Precisamos modificar velhos conceitos”.

Em outro palco, a artista Bia Black também fará intervenção. O trabalho “O Sagrado e o Profano” consiste na disposição de dois cubos – um de madeira e outro de acrílico transparente – presos por cabos de aço às vigas da estação. Talhado na madeira, de forma vazada, está escrito “Deus” em hebraico. A peça simboliza os contrapontos – madeira e transparência – exemplificando o bem e o mal. “A intenção é fazer com que as pessoas não esqueçam dos horrores pelos quais a humanidade já passou”, afirma Bia. A versatilidade da peça permite que o público possa retirar as letras de madeira, inserindo-as no cubo de acrílico: “Vamos discutir a presença divina nas relações humanas”, destaca a artista.

Para participar da performance “O Sagrado e o Profano” basta levar um frasco de perfume vazio, ou sua foto, e depositá-lo em uma urna que estará disponível no local. Ainda há a opção de mandar a imagem para o e-mail biablack@uol.com.br. Todas as fotos serão incluídas na exposição e, após o término do evento, ficarão disponíveis no site www.biablack.com.br

.

A exposição fica em cartaz, nas duas estações, até o dia 29/02.

Serviço

Exposição “Para nunca esquecer”

De 30/01 a 29/02

Linha C-Esmeralda: Estação Cidade Jardim

End.: Av. das Nações Unidas, s/nº. – Pinheiros.

Linha D: Estação Prefeito Celso Daniel / Santo André

End.: R. Itambé, s/nº. – Centro – Santo André

Da CPTM

(S.M.)