Exposição no Palácio dos Bandeirantes destaca arte japonesa

Público poderá conhecer quimonos luxuosos e gravuras do século 19; entrada é gratuita

seg, 27/05/2013 - 10h48 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, 28, o público poderá conhecer um pouco mais da cultura japonesa por meio da exposição “A Arte do Quimono e as Gravuras Japonesas do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios”, que entra em cartaz no Palácio dos Bandeirantes, na capital. A mostra destaca os tradicionais quimonos e gravuras que remetem ao século 19.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Realizada pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo, órgão vinculado à Casa Civil, e o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, a exposição marca os 105 anos da imigração japonesa no Brasil – comemorada em 18 de junho. A data marca a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, que trouxe a primeira leva de imigrantes japoneses ao país. Também comemora os 35 anos da fundação do Museu da Imigração.

Serão expostos cerca de 30 quimonos que ajudam a contar a história da imigração japonesa no Estado de São Paulo. O público também poderá conhecer 30 gravuras – as ukiyo-e – do século 19, cuja técnica envolve um processo de impressão sobre papel de palha de arroz, similar à xilogravura, e temática que aborda o teatro kabuki, as mulheres de entretenimento, também conhecidas como figuras bonitas, e os guerreiros Samurais.

SERVIÇO
“A Arte do Quimono e as Gravuras Japonesas do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios”
De 28/05 a 28/07; de terça a domingo, das 10h às 17h
Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo)
Entrada gratuita e acessível a pessoas com deficiência
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas: agendamento pelo site www.acervo.sp.gov.br
Todas as visitas são acompanhadas por educadores

Do Portal do Governo do Estado