Exposição no MIS permite ao público interagir com imagens

Visitante pode controlar os parâmetros de um software e, com isso, a imagem apresentada

qui, 17/09/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta a videoinstalação Preto sobre Preto, do artista paulistano Luiz duVa. O projeto, realizado com apoio da Secretaria da Cultura, por meio da edição 2008 do Programa de Ação Cultural, reúne imagens do dorso de um homem – no caso, do próprio artista – pulsando, querendo fugir de si mesmo e extrapolando seus limites físicos. O espectador pode interagir com elas, movimentando-se diante da tela. A partir deste momento, sua imagem refletida une-se à do artista e controla o ritmo do vídeo. 

Utilizando programas de manipulação de imagens ao vivo, duVa põe em questão a possibilidade de expansão dos limites técnicos do vídeo e dos limites da representatividade do corpo humano. Mais do que o desenvolvimento tecnológico, interessam ao artista as ações que buscam transcender a própria existência. 

Preto sobre Preto permite uma interatividade reativa, em que a presença do público controla os parâmetros do software e, consequentemente, da imagem apresentada. O que o artista busca ao final é uma imersão sensorial do público na obra; a fusão num só corpo da imagem e do ambiente. 

A exposição ficará em cartaz até o dia 4 de outubro. 

Serviço
Preto sobre Preto
Até 4 de outubro
Museu da Imagem e do Som (MIS) – Piso Térreo – Hall de entrada
Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Telefone: (11) 2117-4777
Terça a sábado, das 12 às 22 horas; Domingo e feriado, das 11 às 21 horas
Gratuito
Classificação etária: livre
Visitas monitoradas para grupos mediante agendamento pelo tel. (11) 2117-4777
Estacionamento: R$ 7,00
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado
www.mis-sp.org.br

Da Secretaria da Cultura