Exposição no metrô Paraíso conta a história do Jardim Botânico

Fotos ficarão expostas até a próxima segunda-feira, 31 de agosto

qui, 27/08/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

A trajetória do Jardim Botânico de São Paulo em seus 80 anos é mostrada em fotografias numa exposição montada na Estação Paraíso do Metrô e aberta à visitação pública até a próxima segunda-feira, 31. As fotos retratam a beleza natural, atrações e recantos dessa tradicional área verde paulistana inaugurada em 1928 no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Terceira maior reserva de Mata Atlântica da capital, o Jardim Botânico é o segundo mais antigo do Brasil, e que continua em atividade. A exposição conta com a parceria da organização não governamental Pick-upau. 

Além de receber visitante de diversas regiões do Estado, o Jardim Botânico atua na conservação da biodiversidade, no desenvolvimento de pesquisa científica e na difusão da educação ambiental. Entre as atrações do local, o visitante aprecia as estufas construídas em estruturas de ferro inglês, que abrigam plantas tropicais, o Museu Botânico, o lago das ninféias (plantas aquáticas), o jardim dos sentidos e a trilha da nascente, que vai até um dos nascedouros do Riacho do Ipiranga. Foi nas margens desse rio que, a 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil. 

O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas, e recebe visita monitorada, marcada previamente, para grupos com mais de 10 pessoas. De manhã a visita acompanhada começa às 9 horas e à tarde, depois das 14 horas. Esse passeio dura em torno de duas horas, conforme a faixa etária média dos participantes. O ingresso custa R$ 3,00. Estudante paga R$ 1,00 e criança até 10 anos e adulto acima de 65 são isentos. A visita monitorada tem pagamento diferenciado. Para agendar, ligue para o telefone (11) 5073-6300. 

Da Agência Imprensa Oficial