Exposição no Metrô mostra a tradição dos presépios brasileiros

Os presépios brasileiros que fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra

sex, 12/12/2008 - 15h03 | Do Portal do Governo

Dentro do espírito do Natal, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) inaugurou ontem, dia 10, no mezanino da estação Tiradentes, sua tradicional exposição de presépios.

A idéia é mostrar ao público a beleza de 11 presépios brasileiros que fazem parte do acervo do museu. Entre os destaques estão quatro presépios feitos em cabaças e um presépio do Rio de Janeiro feito de gesso e tecido.

A exposição traz um pouco cada região do Brasil, onde cada peça se caracteriza pelos usos e costumes o povo local, fiel às mais legítimas tradições.

De Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a arte presepista revela pequenas figuras deliciosamente marcadas pela influência da região sulina, principalmente na indumentária, a exemplo do Presépio Gaúcho, com os personagens vestidos à moda dos Pampas.

O Norte é representado pelo Presépio do Piauí, exposto no espaço do Museu de Arte Sacra na estação Tiradentes do Metrô. Com as peças confeccionadas em pedra seixo, pintadas com muita graça e expressão.

O Nordeste oferece uma sugestiva coleção, onde figuram os “barrinhos” do Mestre Vitalino e seus discípulos, de Caruaru e Tracunhaém em Pernambuco.

Os meninos Jesus do Monte, mais conhecidos por “Lapinhas da Bahia” constituem-se em uma autêntica representação do Século XVIII, daquele estado.

Os exemplares estarão em cartaz até o próximo dia 31 de dezembro e a instalação conta com o apoio da Fundação Mapfre e Ultrak Tecnologia e Segurança.

Do Metrô