Exposição no Memorial conta história do futebol por fotos e filmes

"Futebol em Registro" apresenta curtas-metragens e imagens de acervo privado

seg, 16/06/2014 - 12h04 | Do Portal do Governo

No clima de Copa do Mundo, alguns programas culturais também incluem o esporte do Mundial como tema. “Futebol em Registro” é a exposição da Fundação Memorial da América Latina, que acontece na Galeria Marta Traba, até o dia 13 de julho, com entrada franca, das 9h às 18h, de terças a domingos.

A mostra é uma viagem ao universo futebolístico desde os primórdios, há 150 anos, até a contemporaneidade. Apresenta fotos, objetos históricos, depoimentos em áudio de grandes nomes do futebol, como Zé Maria, Oswaldo Brandão e Rivelino e filmes de curta-metragem.

Serão exibidos ininterruptamente seis curtas-metragens que fizeram parte do Festival Cinefoot, único festival de cinema latino-americano dedicado ao futebol. Entre eles, o curioso filme que conta a história do surgimento da camisa amarela da seleção brasileira, apelidada de canarinho. Trata-se do filme “Gaúchos Canarinhos”, de Renê Goya Filho.

A representação iconográfica do futebol na exposição fica a cargo, em sua maioria, da Coleção Mundial do Futebol, acervo privado originado na Itália e na Inglaterra, e coletado pela agência britânica FootWise Productions, que viaja o mundo nesses tempos de celebração do futebol.

SERVIÇO
Futebol em Registro
Até dia 13 de julho
Fundação Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba (acesso pelos portões 6 e 7)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada franca

Do Portal do Governo do Estado