Exposição no Instituto Biológico revela o mundo dos insetos

Formigueiro, baratódromo (para corrida de baratas) e cupinzeiro estão entre as atrações

qua, 16/09/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

Os insetos não são apenas seres que infestam casas, destroem plantações e transmitem doenças ao homem, como muitos pensam. As abelhas, por exemplo, fornecem mel e própolis. A joaninha promove o equilíbrio da natureza, ao se alimentar de pulgões, que transmitem vírus prejudiciais às plantas. As cochonilhas (parentes próximas das cigarras, cigarrinhas e pulgões) são dotadas de substância (de cor carmim) utilizada como corante em bebidas e sorvetes. O bicho-da-seda fornece a matéria-prima para a produção de tecido. 

Um pouco do universo desses seres vivos, com suas características e comportamentos variados, além da importância agrícola, médica, veterinária e econômica que possuem, será apresentado na exposição Planeta inseto: conheça este mundo, que será realizada de 19 a 25 de outubro, na sede do Instituto Biológico (capital), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A mostra fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre no mesmo período, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. 

O objetivo da mostra é popularizar a ciência, explica o diretor-geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho. O tema insetos, segundo ele, é muito interessante em termos de biodiversidade. Trata-se do grupo mais diversificado de seres vivos, com cerca de um milhão de espécies conhecidas. Nas edições anteriores da SNCT, o instituto realizava, além de exposições e palestras, o projeto Portas Abertas, em que franqueava a entrada da população às suas instalações, possibilitando contato com as atividades científicas que desenvolve. 

A exposição será realizada no pátio externo da instituição, ocupando mais de 2 mil metros quadrados. Compreenderá também exibição de vídeos e outras atividades no auditório. Uma tenda, bem no centro do pátio, abrigará, entre outras atrações, painéis com curiosidades sobre diversos insetos, uma lupa para a visualização de minúsculas criaturas e um formigueiro. O objetivo deste último é mostrar ao público que as formigas são insetos sociais (pois trabalham em equipe) e a divisão de tarefas nessa sociedade. 

Baratódromo 

O destaque ficará por conta do baratódromo (como o denominaram os organizadores) para a realização de corridas de baratas. A intenção é divertir o público e, ao mesmo tempo, mostrar que esse inseto também tem a sua utilidade, como limpar tubulações de esgotos. O protótipo de uma cozinha vai mostrar alguns tipos de pragas comuns em ambiente urbano, como baratas e moscas. Haverá também oficina de origami (dobraduras de papel) para a confecção de insetos. 

Ainda no pátio, ao redor da tenda, outras atrações serão um pequeno jardim para observação de borboletas e um cupinzeiro, trazido de fazenda do Instituto Biológico de Campinas. O público poderá observar também algumas pragas encontradas num pequeno milharal (como a lagarta-do-cartucho) e no próprio cafezal que o instituto mantém em sua sede (o único remanescente na capital em produção). 

A exposição é aberta ao público em geral, especialmente aos estudantes. O agendamento das visitas para grupos vai até 30 de setembro (ou quando se esgotarem as vagas). A estimativa é receber, durante a semana do evento, cerca de 2 mil visitantes em geral e 2,5 mil a 3 mil estudantes. A entrada e o estacionamento são gratuitos. A visitação ocorrerá das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. 

Da Agência Imprensa Oficial